A Frente Parlamentar Mista de Educação (FPME) encomendou, com exclusividade, o estudo Relatório Brasil – Edição Educação, sobre a forma que os presidenciáveis tratam do tema Educação nas redes sociais e a repercussão que o conteúdo gera. O estudo foi produzido pela DSC LAB, agência de comunicação digital, e soma postagens e interações feitas desde o início da campanha, em 16 de agosto, até o último domingo
Foram analisadas 36.957 publicações no Facebook, Instagram e Twitter desde o início da campanha, em 16 de agosto, tanto em postagens feitas pelos candidatos em seus canais quanto em perfis de veículos que citam os políticos e tratam do tema. Ao todo, as publicações geraram quase 380 milhões de interações (entre curtidas, compartilhamentos e comentários). Sobre o tema, foram 178 postagens de um total de 4.075, que leva a um percentual de 3,78%.
“Os candidatos não parecem ter uma forma sistematizada de explicar ao eleitor qual sua visão sobre o que pretende fazer pela educação nos próximos quatro anos. Pelo menos não nas redes sociais. As publicações, em regra, tinham mais a ver com agendas e, em grande parte, traziam feitos do passado, incluindo depoimentos e números”, explica Tiago Falqueiro, diretor do DSC LAB e responsável pelo estudo.
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O candidato que mais falou sobre o tema foi Ciro Gomes (PDT), com 79 publicações, 23 a mais que Lula (PT), que, com 48 posts, é o segundo lugar. Simone Tebet (MDB) vem em terceiro, com 39, e Bolsonaro (PL) tem 12.
Quando se leva em conta a quantidade total de postagens feitas por cada candidato, Ciro, Simone e Lula ficam acima ou na média (3,6%), com 4,51%, 4,68% e 3,6%, respectivamente. Já Bolsonaro, com 1,55%, fica abaixo.
Quando olhamos para a repercussão das publicações que tratam da educação, o engajamento cai entre os seguidores de Bolsonaro (64%) e Ciro Gomes (70%). O oposto foi verificado nas redes de Lula (107%) e Simone (106%).
Mídia
Quando são analisados os 31.932 posts feitos pelos veículos de comunicação que relacionam os candidatos e o tema, o que foi mais citado é Lula, com 60 publicações em um total de 11.593 (0,52%). A frequência é maior, proporcionalmente, com Simone Tebet, com 21 postagens de 2.773 (0,76%). Bolsonaro teve 38 ocorrências de 12.615 (0,3%); e Ciro 25 de 4.951 (0,5%).
O post da mídia que gerou mais interações ocorreu no Instagram e tratou do discurso do presidente nas comemorações do 7 de Setembro em Brasília. Mas a fala destacada é de Lula, que comentou: “Ninguém quer se Bolsonaro é brocha ou não é brocha. Não é problema nosso. A gente quer saber se vai ter emprego, se vai ter salário, se vai ter educação”, disse.