Quatro partidos fazem convenção nacional neste sábado para confirmar seus candidatos a presidente: PT, PSDB, Rede e Podemos. Desses, apenas os petistas não fecharam a chapa que será encabeçada, ainda que sub judice, pelo ex-presidente Lula. O ex-presidente quer esticar até o próximo dia 15, prazo máximo para o registro dos candidatos, o anúncio de seu vice. Outras duas legendas pequenas, o Novo, e o Patriotas, também se reúnem para oficializar as candidaturas de João Amoêdo e Cabo Daciolo, respectivamente.
Sua posição, porém, enfrenta questionamento de lideranças do partido, que veem risco no adiamento em relação ao prazo reiterado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a indicação dos vices, que vence neste domingo (5), quando se encerra o período das convenções partidárias.
Em Brasília serão realizadas duas convenções. O PSDB confirmará a chapa Geraldo Alckmin (PSDB) e Ana Amélia (PP). Marina Silva será aclamada em reunião da Rede e apresentará o ex-deputado Eduardo Jorge (PV), que disputou a eleição presidencial de 2014, como seu vice. Em Curitiba, o senador Alvaro Dias (Podemos) será oficializado ao lado do economista Paulo Rabello de Castro (PSC), que desistiu da candidatura própria.
Leia também
Idas e vindas
A grande incógnita está localizada em São Paulo, onde será realizado o encontro do PT. Mesmo preso e condenado em segunda instância, o que o torna inelegível à luz da Lei da Ficha Limpa, Lula será confirmado como o candidato do partido até a última possibilidade de recurso.
Os petistas chegaram a fechar um acordo com o PCdoB para apresentar a deputada estadual gaúcha Manuela D`’Avila, candidata oficializada pelo partido nesta semana, como vice de Lula. Mas o anúncio foi barrado pelo ex-presidente, que quer esticar o prazo para concluir os últimos arranjos políticos.
Lula quer continuar “conversando com os aliados”, segundo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. “Vamos manter a estratégia traçada de dar à Executiva ou a uma comissão a definição da candidatura a vice para perto do registro da candidatura, assim como das coligações. Não houve mudança jurisprudencial da Justiça eleitoral em relação as eleições anteriores”, disse Gleisi, após visita a Lula. O TSE, porém, reiterou nesta semana que o prazo máximo para as decisões se esgota neste domingo.
Fator Ciro
Nessa sexta Gleisi voltou a afirmar que, além de Manuela, Ciro Gomes (PDT) seria um bom vice para o PT. O pedetista foi isolado pelo Partido dos Trabalhadores nesta semana após o acordo de neutralidade com o PSB, que se encaminhava para apoiá-lo.
Ciro reagiu frontalmente à manobra dos dois partidos e disparou contra o PT na última quarta-feira: “A burocracia do PT não está pensando no país. Virou religião. Agora o companheiro (João Pedro) Stédile (do MST) chamou seis companheiros para fazer greve de fome. Tem romaria. Na minha opinião, isso é caudilhismo do mais barato possível”. Mas, nessa sexta-feira, divulgou uma nota com afagos ao partido e ao ex-presidente Lula.
Em nota divulgada ontem, Ciro voltou a atacar a “burocracia petista”, mas elogiou Lula e ressaltou que o PT não é seu inimigo. Ele, porém, desde o início da pré-campanha, jamais admitiu a hipótese de abrir mão da candidatura para ser vice de Lula.
“A cúpula do PT terá de se haver perante a história com as consequências de seus atos de agora. Lamentemos, mas nossas baterias devem permanecer apontadas contra a reação nazi-fascista ou o neoliberalismo entreguista da turma TEMER, PSDB, PMDB. Estes são os inimigos da Pátria, estes os traidores da Nação, estes os comandantes da roubalheira de alto coturno que parte deslumbrada da cúpula petista quis imitar para dar no que deu. É contra estes que devemos manter nossa luta”, escreveu.
Pelo trato entre PT e PSB, Marília Arraes (PT) retirou sua candidatura ao governo de Pernambuco. Em troca, o ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda terá de abrir mão de disputar o governo de Minas Gerais para apoiar a reeleição de Fernando Pimentel. Revoltado com a decisão, Lacerda recorreu à Justiça. Marília, depois de resistir inicialmente, já cedeu à cúpula petista. O PSB faz sua convenção neste domingo. Deverá decidir que não apoiará qualquer candidato a presidente este ano para liberar as coligações estaduais.
Haddad
Após Lula barrar o anúncio de Manuela, interlocutores do ex-presidente consultaram o PCdoB sobre a possibilidade de a presidenciável desistir da candidatura e esperar até o dia 15 para uma eventual confirmação, mas a proposta foi vista pelo partido como “constrangedora”.
O PT pretende prolongar ao máximo o discurso de que Lula é o seu candidato e que não existe plano B. Mas, com a provável confirmação de sua inelegibilidade pela Justiça eleitoral, quem deverá entrar em campo é o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Como advogado, ele tem se reunido quase diariamente com Lula na prisão em Curitiba. De lá, o ex-presidente monitora e dita todos os passos do partido.
O PT, na verdade, é a única certeza: seja quem for, se eleito, o PT só vai piorar a situação do Brasil!
Soltem logo esse lixo. Pra que gastar milhares de reais com essa corja na carceragem da PF se qualquer tranqueira pode entrar lá para fazer reunião com o molusco e este continuar a alimentar a seita com as suas “ideias’.
Mesmo preso o Lula é quem dá as ordens para sua turma….o PT não se entende….Mesmo o Ciro Gomes ter arrasado o PT..agora o Lula acha que a alternativa para vice deve ser o Ciro…E o PT continua insistindo em oficializar a candidatura do condenado em segunda instância….
LULA SERÁ NOSSO PRESIDENTE NOVAMENTE! ACEITEM QUE DÓI MENOS!
Vou rir….Quem vai querer um corrupto e lavador de dinheiro de volta? Acho que só mesmo os petistas abilolados…O PT faliu…não se entende…e não consegue colocar em dia o seu plano B…não tem ninguém do PT que possa ser candidato…por isto estão apelando para a comunista e para o fanfarrão…..
A Justiça brasileira é uma vergonha total, uma piada de mau gosto. Até agora não se manifestou com a firmeza necessária sobre a situação do presidiário LULA, dando margem para mais uma confusão. O PT vai acabar indicando o bandido para a vaga de candidato à presidência e aí essa situação vai se arrastar até as vésperas do primeiro turno das eleições, através de infindáveis recursos e tramoias.
Lula, como bom psicopata que é, só e unicamente pensa nele mesmo. Se terceiros podem colaborar com a sua glória pessoal eles serão usados, caso contrário são descartados com a maior facilidade e sem qualquer constrangimento.
LuLLadrão dando as ordens da prisão (2)
Pena que há alguns jornalistas mal informados. São 5 partidos que farao convenção neste sabado: o NOVO lançará o João Amoêdo à presidência, com vice já definido há tempos. Pelo visto a imprensa está mais interessada em mostrar a velha política e suas negociatas do que em informar que algo genuinamente renovador esta surgindo na política nacional!
Para o tipo de jornalista Lumbriga como este aqui, partido nanico só interessa se o candidato nanico estiver coligado com o LuLLadrão, feio PCdoB e PSol. De resto não interessa. Jornalista Lumbriga.
Vagabundos da pior espécie, ora foi condenado em 1ª instância, condenado em 2ª instância e aumentado a pena, condenado pelo STF, ainda tem mais processos tramitando, que com certeza vai dar mais tempo de cadeia para ele. O que estes caras pensam que são?, ou se sentem acima das Leis?, já está inelegível pela Lei da Ficha Limpa, quer mais o quê?, o PT acabou, só sobrou cinzas. Graças a Deus!.
PT está mais perdido que cachorro que cai do caminhão de mudança
O PT é um partido fascista. As decisões nunca são tomadas pelas bases, seus diretórios, mas sempre pela cúpula partidária. Aos demais resta simplesmente cumprirem. É algo ditatorial de cima para baixo. O LULA sabe perfeitamente que está inelegível e ainda assim quer impor sua sua candidatura como Presidente. ISSO É BRINCADEIRA!!!!!.
O LuLLa é o um Caudilho e enquanto for vivo será o candidato ”natural” do partido. Você queria o que de um simpatizante de Fidel Castro?
Lembrando que além dos partidos citados na reportagem, o NOVO também lança seu candidato a presidente nesse sábado (João Amoêdo) com vice definido.
Eles conseguiram quebrar o Brasil, corrupção endêmica, investimentos em países amigos e não aqui. E ainda querem alguma coisa? As pessoas não analisam isso não?