O ex-presidente Lula pegou o embalo da brincadeira feita nesse sábado (7) pelo seu companheiro de chapa, Geraldo Alckmin (PSB), e divulgou nas redes sociais um vídeo com receita de lula com chuchu, em alusão ao apelido dos dois. Alckmin transformou o termo pejorativo “picolé de chuchu”, usado por seus adversários para caracterizá-lo como um político de tom excessivamente moderado e sem carisma, em algo positivo. “Presidente Lula, mesmo que muitos discordem da sua opinião de que lula é um prato que cai bem com chuchu – o que eu acredito vá ainda se tornar um hit da nossa culinária -, quero lhe dizer perante toda a sociedade brasileira: muito obrigado.”
Risoto de Lula com Chuchu, dica pro almoço de domingo! Quem anima testar? #EquipeLula
🦑 Receita completa aqui: https://t.co/vKqKo0IDnu pic.twitter.com/G3p3CQYf6C
— Lula (@LulaOficial) May 8, 2022
Em seu discurso, Lula respondeu ao trocadilho, afirmando que a combinação será o principal prato no Palácio do Planalto em 2023.
Além do ex-presidente, o líder da minoria na Câmara, Alencar Santana Braga (PT-SP), também publicou uma receita de chuchu com lula em seu Twitter. Em sua versão, aprofundou no trocadilho, afirmando que acrescentaria pimentão vermelho e amarelo para simbolizar “a luta dos trabalhadores, a alegria e energia, simbolizando essa unidade” e recomendando a receita “sem medo de ser feliz”, referenciando um dos slogans da campanha do PT.