A prefeitura de Olinda confirmou nesta quarta-feira (5) o cancelamento dos eventos de carnaval na cidade por mais um ano. A decisão de Lupércio Nascimento (solidariedade) foi motivada pelo cenário epidemiológico em razão de uma nova onda de covid-19 associada ao surto de influenza no país.
“Só iríamos fazer o Carnaval se a gente sentisse segurança. Não seremos irresponsáveis em expor a vida de ninguém. Acima de qualquer evento, está a vida. Isso é o mais importante”, afirmou o prefeito.
A cidade de Olinda é um dos principais polos carnavalescos de Pernambuco, reunindo cerca de 4 milhões de turistas na cidade nos feriados de carnaval. Já Recife, a capital do Estado e o principal polo, ainda não se manifestou sobre qualquer decisão.
Trabalhadores do setor de eventos, além de entidades, artistas e ambulantes receberão auxílio da prefeitura pela não realização dos eventos. O aporte inicial de todos os repasses será de R$ 3 milhões.
A definição do valor de pagamento será enviada pela prefeitura à Câmara dos Vereadores da cidade, que deve debater e aprovar o projeto de lei que regula a ajuda de custo.
Outra capitais também já cancelaram as festividades para o carnaval de 2022, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.