Luana Viana *
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), vetou o título de cidadão honorário concedido pela Câmara Municipal ao escritor Olavo de Carvalho, falecido em janeiro de 2022.
Greca afirma que o projeto aprovado ofende o artigo da lei municipal que prevê que cabe à Câmara “conceder honrarias a pessoas que, reconhecida e comprovadamente tenham prestado serviços relevantes ao município”. Na avaliação do prefeito, não há comprovação de que Olavo tenha prestado serviços relevantes à capital paranaense.
Além desse argumento, o prefeito afirma que o texto aprovado pela Câmara contém um erro jurídico, pois o projeto aprovado não incluía a constatação de que seria um honraria póstuma, uma vez que o substituto geral do projeto que indicava que a honraria seria “in memoriam”, apresentado pelo vereador Éder Borges (PP), autor da proposta, foi rejeitado.
A honraria vetada seria direcionada Olavo de Carvalho, autor de diversos livros sobre filosofia e astrologia. O mais conhecido de seus livros foi O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. Olavo de Carvalho ficou conhecido por ser o “guru” intelectual da extrema-direita brasileira, tendo uma relação de proximidade com o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). O autor faleceu em 24 de janeiro de 2022, aos 74 anos, após ser diagnosticado com covid-19 uma semana antes. Natural de Campinas (SP), ele morava há vários anos nos Estados Unidos.
Leia também
* Estagiária sob supervisão de Edson Sardinha