Sérgio Ricardo Gonçalves Dusilek *
Recentemente escolhi de modo aleatório alguns perfis de pastores bolsonaristas para ver se neles encontrava alguma condenação aos atos golpistas de 08/01/2023, naquilo que ficou conhecido como o “capitólio brasileiro”. Antes que você me condene pela extemporaneidade do levantamento, quero dizer que esperei passar a CPMI dos Atos Golpistas, justamente por ter sido proposta por um deputado bolsonarista e por antever que ela seria um “tiro no pé” (se de CAC ou não, eu não sei dizer) do bolsonarismo.
Leia também
Soma-se a isto a possibilidade de que tais lideranças terem apoiado de modo tácito ou mesmo de maneira mais efetiva as manifestações golpistas que tomaram a Praça dos Três Poderes em Brasília no dia 08/01/2023. Conquanto tenha havido investigação e prisão preventiva de alguns líderes religiosos (pastores e pastoras, para nossa vergonha) diretamente, ao que tudo indica, envolvidos em tais processos, talvez fosse pertinente a Polícia Federal ampliar um pouco mais a extensão da aplicação da sua lupa investigativa.
Aos bolsonaristas, pastores ou não, que ficaram surpresos e desaprovaram os atos de 08/01/2023, meu respeito. Aos demais, pela gravidade de tudo o que aconteceu e do que poderia ter acontecido, caso a tentativa de golpe lograsse êxito, espero que o Espírito de Deus os convença da loucura que cometeram ou apoiaram, assim como desejo que, para os efetivamente implicados, ainda que não indiciados, que a lei os alcance. A democracia é séria demais para que fique sujeita a novas apostas e testes sobre a extensão da sua fragilidade ou mesmo sobre sua validade.
* Sérgio Ricardo Gonçalves Dusilek é mestre e doutor em Ciência da Religião (UFJF/MG); pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da Religião, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG); pastor na Igreja Batista Marapendi (RJ/RJ); professor do Seminário Teológico Batista Carioca. Contato: sdusilek@gmail.com. É autor de Bíblia e Modernidade: A contribuição de Erich Auerbach para sua recepção e co-organizador de: Fundamentalismo Religioso Cristão: Olhares transdisciplinares; e O Oásis e o Deserto: Uma reflexão sobre a História, Identidade e os Princípios Batistas.
Publicidade