Parlamentares e entidades de imprensa se manifestaram nesta sexta-feira (15) contra o ataque sofrido pelo jornalista Gabriel Luiz, de 28 anos, da TV Globo em Brasília. O repórter foi esfaqueado por dois homens, em um estacionamento próximo de sua casa, na noite de quinta (14).
Luiz foi atingido por cerca de dez facadas no pescoço, no abdômen, no tórax e na perna. Ele está internado em estado grave no Hospital de Base do DF (HBDF).
Em nota, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiaram o caso. As entidades pedem que haja uma rápida apuração dos fatos.
“A ABI exige que as autoridades policiais investiguem com empenho a tentativa de homicídio e a esclareçam o mais rapidamente possível.”, escreveu Paulo Jeronimo, presidente da ABI.
Até o início da tarde desta sexta, Gabriel encontrava-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave, mas estável.
Leia também
Nas redes sociais, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) pediu para que o crime fosse investigado com rigor.
PublicidadeMinha solidariedade ao repórter da TV Globo Gabriel Luiz, de 28 anos, esfaqueado na noite passada, em Brasília. Na torcida pela sua pronta recuperação. Espero que o crime seja investigado com rigor e que os responsáveis sejam punidos.
— Rodrigo Pacheco (@rpsenador) April 15, 2022
O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Humberto Costa (PT-PE) disse que o colegiado irá acompanhar as investigações “para saber as motivações desse crime que nos choca a todos”.
Esse atentado contra a vida do repórter Gabriel Luiz, da TV Globo, em Brasília, é aterrador. Como presidente da CDH, estamos acompanhando a apuração para saber as motivações desse crime que nos choca a todos, especialmente num dia tão simbólico para os cristãos. pic.twitter.com/GzvcrRaKrH
— Humberto Costa (@senadorhumberto) April 15, 2022
Líder da Bancada Feminina do Senado e pré candidata à presidência da República, Simone Tebet (MDB-MS) disse que “jornalistas são fundamentais para a democracia”.
Desejo pronta recuperação ao @pseudogabs, repórter da @tvglobo em Brasília, esfaqueado nesta madrugada. O jornalismo brasileiro sofre forte repressão nos últimos tempos. Se torna necessária intensa investigação neste caso. +
— Simone Tebet (@simonetebetbr) April 15, 2022
O senador Angelo Coronel (PSD-BA) também desejou pronta recuperação ao jornalista.
Todo o meu repúdio à agressão ao jornalista Gabriel Luiz, @pseudogabs da TV Globo de Brasília, q foi covardemente esfaqueado noite passada. Desejo sua pronta recuperação. Qualquer ato de violência como este deve ser investigado e os envolvidos devidamente punidos.
— Senador Angelo Coronel (@angelocoronel_) April 15, 2022