O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou 1% no primeiro trimestre do ano, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, segundo divulgou nesta quinta-feira (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação ao ano passado, o PIB cresceu 1,7%.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
Trata-se do terceiro resultado positivo para o PIB trimestral, desde o recuo de -0.2% no segundo trimestre de 2021. No trimestre anterior, entre outubro e dezembro, a economia brasileira cresceu 0,5% e superou as projeções que estimavam alta de 0,1%.
Leia também
Sob a ótica da produção, o crescimento foi impulsionado pelo setor de serviços, que representa 70% do PIB do Brasil e cresceu 1,0%. Na indústria houve estabilidade com alta de 0,1% e na agropecuária houve queda de 0,9%, devido principalmente à estiagem na região Sul.
No acumulado de quatro trimestres até março, o PIB acumula crescimento de 4,7%, ligeiramente acima dos 4,6% que o Brasil cresceu no acumulado de 2021.
Principais destaques do PIB do 1º trimestre:
Publicidade- Serviços: 1%
- Indústria: 0,1%
- Agropecuária: -0,9%
- Consumo das famílias: 0,7%
- Consumo do governo: 0,1%
- Investimentos: -3,5%
- Exportações: 5%
- Importação: 4,6%