A Petrobras elege na tarde desta quarta-feira (13) o novo Conselho de Administração (CA) da estatal. Entre os nomes que estão na lista está o de José Mauro Coelho, indicado para o comando da empresa pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Integrar o conselho é condição para assumir a presidência.
José Mauro Coelho foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia de abril de 2020 a outubro de 2021. O nome dele recebeu aval do comitê de elegibilidade da petroleira na segunda-feira (11). Uma vez efetivado, ele substituiJoaquim Silva e Luna, general da reserva do Exército, destituído do cargo por não conseguir conter os sucessívos aumentos no preço dos combustíveis.
Também nesta quarta será votada indicação do engenheiro Márcio Andrade Weber, já integrante da Petrobras, para comandar o Conselho de Administração. A definição do número e o nome dos escolhidos ocorre igualmente nesta tarde. O grupo pode variar de sete a 11 integrantes.
As Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária tem início marcado para 15h e contará com a participação dos 850 mil acionistas de forma virtual. Caso confirmem a escolha do indicado de Bolsonaro, José Mauro Coelho será o terceiro presidente a frente da Petrobras ao longo da gestão de Jair Bolsonaro.