Nova rodada da pesquisa do Ipec, encomendada pela TV Globo, mostra os dois candidatos que lideram a corrida eleitoral, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL, que disputa a reeleição com os mesmo índices da rodada anterior. Na margem de erro, que é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima, Lula segue com chances de vencer a disputa no primeiro turno, embora essa chance tenha diminuído.
A pesquisa já aponta os reflexos das entrevistas que os candidatos deram na semana passada ao Jornal Nacional, da TV Globo. Não aponta reações ainda ao debate que aconteceu neste domingo (28). Pelo que demonstra, portanto, as entrevistas não provocaram grande alteração no humor dos eleitores quanto às eleições.
De acordo com o Ipec, Lula tem 44% das intenções de voto, o mesmo índice da rodada anterior, de 15 de agosto. Bolsonaro tem 32%, que é também o mesmo índice. Já Ciro Gomes, do PDT, subiu um ponto percentual, de 6% para 7%. Simone Tebet, do MDB, também subiu um ponto, de 2% para 3%. E o mesmo aconteceu com Felipe D’Ávila, do Novo, que antes não pontuava e agora aparece com 1%. Lula, assim, está um ponto acima da soma dos desempenhos dos demais candidatos, que dá 43%. Como as eleições brasileiras levam em conta apenas os votos válidos, esse percentual, dentro da margem de erro, poderia lhe garantir vitória no primeiro turno. A chance, porém, reduziu-se com a melhora, também dentro da margem de erro, dos demais candidatos.