Candidatos à reeleição para os cargos que hoje ocupam, o atual governador Ratinho Junior (PSD) e o senador Alvaro Dias (Podemos) aparecem na dianteira na disputa eleitoral no Paraná, revela pesquisa do Instituto Opinião. O levantamento foi realizado presencialmente entre os dias 28 e 30 de agosto, totalizando 1,2 mil entrevistas em todo o estado.
Se a eleição fosse hoje, Ratinho teria 50% dos votos, mais que o dobro do segundo colocado, o ex-governador Roberto Requião (PT). O seu percentual de intenção de voto corresponde a 65% dos votos válidos, o que lhe daria vitória folgada no primeiro turno. Ricardo Gomyde (PDT) aparece com 2% e a Professora Angela (Psol) com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
No caso do Senado, Alvaro Dias está com 32% enquanto o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil) tem 23%. O deputado federal Paulo Martins (PL) está com 8%. Orlando Pessuti (MDB), Aline Sleutjes (Pros) e Rosane Ferreira (PV) empatam com 2% cada. Desiree (PDT) alcançou 1%.
Leia também
Para o sociólogo Arilton Freres, diretor do Instituto Opinião, os dados mostram que Ratinho Junior está em “uma situação muito confortável”. “Com pouco mais de 30 dias para a eleição, resta saber se vai acontecer algum movimento que diminua esse favoritismo de Ratinho, mas os sinais até o momento são de muita tranquilidade para ele”, completou ele.
Diferente é a campanha para o Senado no Paraná, na qual a distância entre os principais competidores não é tão grande. “A campanha de Moro apresenta uma dificuldade em crescer e se aproximar do senador Alvaro Dias”, afirma Arilton Freres. Ele explica, no entanto, que o alto número de indecisos e dos que não opinaram (23%) ainda torna o cenário bastante aberto. “Vale lembrar que na eleição para o Senado o voto tende a ser decidido mais no final”, enfatiza o sociólogo.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-03073/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número PR-09894/2022. Foram ouvidos eleitores com 16 anos ou mais em 52 municípios paranaenses. A margem de erro é de três pontos percentuais.