Um dos maiores colégios eleitorais de Goiás e segunda cidade mais populosa do Entorno do Distrito Federal, Luziânia tem cerca de 125 mil eleitores. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (5) pelo Instituto Paraná Pesquisas, o atual prefeito da cidade, Diego Sorgatto (União), é favorito à reeleição em outubro. Ele lidera em todos os cenários, tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada (aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados). Em dois dos três cenários da estimulada, ele figura com mais da metade das intenções de voto. A pesquisa também mostra que a Diretora Ana Lúcia (PSC) é a adversária hoje com mais chances de derrotá-lo.
Veja a íntegra da pesquisa para a prefeitura de Luziânia
O ex-prefeito Cristovão (PTB) é o candidato com maior rejeição. Declararam não votar nele de forma alguma 41,6% dos eleitores. O atual titular tem a terceira maior rejeição, com 18,4%.
O Paraná Pesquisas também mediu a aprovação às gestões de Sorgatto, do governador Ronaldo Caiado (União) e do presidente Lula. Caiado é de longe o gestor mais avaliado pelos eleitores de Luziânia (82,2%). Sorgatto registra 68,4% de aprovação, enquanto a avaliação negativa de Lula supera a positiva. Apenas 36,3% dos eleitores do município aprovam o governo do petista, ao passo que 58,1% desaprovam.
Leia também
O instituto ouviu 640 eleitores em Luziânia, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. A amostra atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia ainda:
Paraná Pesquisas: João Campos é favorito à reeleição em Recife