O Instituto Sivis lançou, nesta quarta-feira (9), um levantamento sobre a relação dos políticos brasileiros e da sociedade sobre a liberdade de expressão. A pesquisa “Percepções sobre a liberdade de expressão – população e Congresso” foi apresentada em um live no YouTube.
O objetivo do levantamento foi avaliar como a população e os políticos enxergam o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais. Participarão da live para apresentar os resultados o diretor de Relações Institucionais do Instituto Sivis, Jamil Assis, e o professor universitário e cientista político, Fernando Schüler.
Na avaliação de Assis, as polêmicas envolvendo o tema são crescentes e não existem muitos dados sobre a liberdade de expressão. “Percebemos, como think tank (laboratório de ideias e soluções), a necessidade de ouvir a população e os congressistas para poder, a partir disso, construir pontes de diálogo para realinhar o conceito desse importante valor para a democracia”, destaca. A pesquisa com os parlamentares foi feita pelo Congresso em Foco, que ouviu mais de 100 deputados e senadores a respeito do assunto.
Leia também
Os limites da liberdade de expressão são alguns dos tópicos mais debatidos na atualidade, especialmente entre os deputados federais e senadores. Novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin assumiu um compromisso com a liberdade de expressão ao ser sabatinado pelo Senado Federal.
A liberdade de expressão também é um dos pontos mais sensíveis do PL das Fake News. O projeto de lei, que pode ser aprovado neste segundo semestre, trata diretamente da regulação dos conteúdos publicados nas redes sociais. A proposta está parada na Câmara dos Deputados desde o dia 2 de maio por falta de consenso entre os parlamentares.
O Instituto Sivis, criado em 2011, é um think tank apartidário e sem fins lucrativos que trabalha pelo propósito de enraizar valores democráticos no coração dos brasileiros. O Sivis tem como objetivo encontrar as causas raízes dos problemas relacionados à cultura democrática brasileira e realiza isso, através de pesquisas robustas e uma rede de parceiros. Saiba mais em www.sivis.org.br.
PublicidadeO quê: Apresentação da pesquisa “Percepções sobre a liberdade de expressão – população e Congresso”
Quando: Quarta-feira, 9 de agosto, às 17h
Onde: No YouTube do Instituto Sivis e no Congresso em Foco.