O Partido Democrático Trabalhista oficializa (PDT) lança nesta sexta-feira (21), em Brasília, a pré-candidatura do ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes ao Palácio do Planalto. Esta será a quarta tentativa do pedetista chegar à presidência da República.
Nos bastidores, aliados afirmam ao Congresso em Foco que o evento tem como objetivo oficializar a entrada de Ciro na disputa eleitoral e afastar qualquer rumor de retirada da pré-candidatura do partido.
O nome do ex-governador, no entanto, não é consenso entre os partidários. Uma parte dos políticos acredita que a sigla deve se resguardar de indicar uma pessoa à presidência e destinar o fundo eleitoral para a campanha de deputados federais. Além de defenderem o estudo de uma federação partidária com legendas da esquerda.
A campanha de Ciro Gomes deve ter como slogan a frase “rebeldia da esperança”. De acordo com acordo com o dirigente Carlos Lupi, pode dialogar com o perfil do eleitor desejado pelo partido. “A gente quer consolidar o voto dessa juventude rebelde contra o sistema, a ignorância, o negacionismo e todo tipo de discriminação”, disse.
Leia também
O slogan é fruto do ex-marqueteiro do PT João Santana e tenta apagar a fama de destemperado de Ciro Gomes adquirida em disputas anteriores.
O candidato que concorreu em 1998, 2002 e 2018, tenta se consolidar como terceira via e ganhar o apoio daqueles que não votariam para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro e nem na volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.