Desde o início do mês o Congresso em Foco foi abraçado por uma onda de solidariedade. Entidades ligadas à defesa dos direitos humanos e à liberdade de expressão, parlamentares, leitores, jornalistas, entre outros profissionais, manifestaram sua indignação com as ameaças feitas contra jornalistas deste site após a publicação de reportagem sobre o funcionamento de um esquema de produção de fake news em um fórum anônimo da internet (1500chan).
O autor da reportagem, Lucas Neiva, e a editora Vanessa Lippelt foram ameaçados de morte. No caso dela, também houve ameaça de estupro. Ambos tiveram seus dados pessoais e de familiares vazados e foram alvos de palavras de baixo calão. O site também sofreu sucessivos ataques, que chegaram a torná-lo inacessível por algumas horas.
Leia também
Você também pode fazer a sua doação por PIX. Nosso PIX é o email financeiro@congressoemfoco.com.br.
Fazer jornalismo independente sempre foi um desafio e a nossa marca em 18 anos de existência, uma história marcada pela credibilidade e pelo nosso compromisso com a democracia e a cidadania. Nessas quase duas décadas, sofremos tentativas de intimidação e de estrangulamento comercial e assédio judicial, ações que pretendiam impedir o nosso exercício profissional. Mas nunca recebemos ameaças tão graves, contra a vida.
Por isso, nunca tivemos de reunir tantos esforços para proteger a segurança dos jornalistas, dos demais integrantes da equipe e do próprio portal. Sem economizar esforços, também estamos buscando assistência psicológica para assegurar aos nossos profissionais o mínimo de tranquilidade para continuar fazendo um trabalho várias vezes reconhecido em prêmios nacionais e internacionais.
PublicidadeEssas medidas implicam um custo alto para um veículo independente, que já vinha sofrendo sérias retaliações comerciais por ter, exercendo o seu direito constitucional à liberdade de opinião, publicado editorial apoiando o impeachment de Bolsonaro. Diante dessas dificuldades, mais do que nunca, precisamos da sua ajuda!
Iniciamos nesta quarta-feira (22) uma campanha de arrecadação na plataforma Catarse. Vamos captar os recursos necessários para garantir a segurança da equipe e para lançar luz sobre quem usa as sombras da internet para sabotar as eleições e a democracia. Você pode, com uma pequena quantia, nos ajudar a arrecadar R$ 250.000,00, que é o valor mínimo de que necessitaremos para dar conta dos custos abaixo discriminados.
– Aprofundar as investigações jornalísticas sobre interferências indevidas no processo eleitoral;
– Arcar com os custos de toda a assistência jurídica necessária;
– Reforçar nossa segurança digital, física e patrimonial;
– Cuidar da saúde mental da equipe, e
– Compensar as retaliações comerciais sofridas.
Além de termos informado a polícia e as demais autoridades competentes sobre as ameaças lançadas para constranger o nosso trabalho, precisamos aprofundar as investigações sobre a mobilização do submundo da web em favor de atos planejados para interferir indevidamente no processo eleitoral. Identificar os autores das ameaças tornou-se para nós uma questão de honra – tanto para proteger o nosso time quanto para salvaguardar a democracia brasileira, hoje flagrantemente sob risco.
Não deixe que calem a nossa voz! Contribua!