Nova rodada da pesquisa do Instituto Ipespe mostra o quadro da corrida eleitoral inalterado com relação à rodada anterior, divulgada na semana passada.
O pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, mantém a liderança, com os mesmos 44% de intenção de voto da rodada anterior. Em segundo lugar, vem o presidente Jair Bolsonaro (PL), com os mesmos 32%. E em terceiro, também com o percentual inalterado, em 8%, o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes.
João Doria (PSDB), que esta semana teve seu nome preterido como o candidato da terceira via pelo PSDB, MDB e Cidadania, subiu um ponto, passando de 3% para 4%. Mas Simone Tebet (MDB), o nome preferido pelos três partidos, subiu um ponto também, de 1% para 2%. André Janones (Avante) manteve os mesmos 2% da rodada anterior. Os demais candidatos não pontuaram.
Na simulação para o segundo turno, tanto Lula como Bolsonaro caíram um ponto percentual. Lula passou de 54% para 53%, e Bolsonaro caiu de 35% para 34%.
Bolsonaro é o dono da maior taxa de rejeição: 59%. A taxa de rejeição de Lula é 43%.
Leia também
O Ipespe ouviu mil pessoas por telefone. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo
de confiança de 95,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-08011/2022.