Com o objetivo de zelar pelas eleições de 2022, cerca de 188 organizações, coletivos e movimentos da sociedade civil brasileira reuniram-se e firmaram o Pacto pela Democracia. O movimento lançou um manifesto convocando a sociedade civil para o enfrentamento às estratégias de desinformação, disseminação de mentiras e ataques de ódio, fiscalização pela transparência dos gastos eleitorais e promoção de debates públicos qualificados.
“Convocamos, neste manifesto, toda a sociedade brasileira a participar ativamente deste esforço. Imprensa, partidos políticos, centrais sindicais, empresas, igrejas, organizações e movimentos sociais e o conjunto de cidadãos e cidadãs em todo o território nacional têm um papel decisivo a cumprir. Ressaltamos também a responsabilidade das instituições democráticas na salvaguarda deste processo vital à democracia, em especial aquelas responsáveis pela garantia da lisura do processo eleitoral e do cumprimento da lei, como o Ministério Público e o Poder Judiciário, notadamente, e a Justiça Eleitoral. Por fim, salientamos a importância das Forças Armadas no cumprimento de seu papel institucional na defesa irrestrita do Estado Democrático de Direito e da ordem constitucional”, diz trecho do manifesto publicado na página do movimento.
Leia também
Cidadãos, políticos e organizações podem aderir ao movimento acessando a página do Pacto pela Democracia e realizando um cadastro no qual se compromete a exercitar o compromisso com o pluralismo, a diversidade, o diálogo e a tolerância no debate e na ação política; promover os fundamentos democráticos e repudiar a discriminação e a violência e manter a atenção para a origem e veracidade das notícias e informações no dia a dia, zelando para não contribuir com a difusão de informações falsas e de mensagens de ódio, discriminação e intolerância no debate de ideias.