O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso morreu na madrugada deste domingo (2), aos 86 anos. Em nota de pesar divulgada nas redes sociais, seu filho e deputado federal, Newton Cardoso Jr., confirmou a informação e lamentou o ocorrido. Ele estava internado há alguns dias em um hospital na capital mineira. A causa da morte não foi informada. “O nosso ‘trator’ dedicou a vida à política e ao povo mineiro”, escreveu o deputado.
Newtão, como era mais conhecido nacionalmente, foi governador de Minas pelo MDB entre 1987 e 1991. Também foi vice-governador, prefeito de Contagem em três mandatos e deputado federal também por três mandatos. Nas redes sociais, e executiva nacional emedebista — partido que ajudou a fundar em Minas Gerais — prestou condolências. Ele era filiado ao MDB desde 1966.
“Como governador, marcou sua história pela enorme quantidade de obras que realizou e que até hoje são reconhecidas pelo povo mineiro”, diz trecho do comunicado. “Nosso abraço fraterno aos amigos e familiares de Newton Cardoso, em especial seu filho, Newtinho, nosso deputado federal e atual presidente do MDB de Minas Gerais.”
Veja a nota de Newton Cardoso Junior:
Leia também
“Veja a íntegra da nota de pesar de Newton Cardoso Jr.:
Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunico o falecimento do meu querido Pai, Newton Cardoso, que nos deixou nesta madrugada do dia 02/02/2025, aos 86 anos. Fundador do MDB, foi Governador de Minas Gerais, Vice-Governador, Prefeito de sua querida Contagem por três mandatos, Deputado Federal por três mandatos.
O nosso “trator” dedicou a vida à política e ao povo Mineiro. Advogado, administrador, empresário e realizador, com atuação em diversos setores, contribuiu para a geração de emprego e o desenvolvimento do nosso Estado.
Deixa um legado de grandes obras e realizações em cada parte de Minas, que jamais será esquecido.
Sempre comprometido com os mais humildes, lutou até o fim, com muita garra, um sorriso no rosto e um coração cheio de amor e bondade.
Seguirei adiante, profundamente saudoso, mas com muito orgulho e honradez.”
Abaixo, a nota divulgada pelo MDB:
— MDB Nacional (@MDB_Nacional) February 2, 2025