Morreu neste sábado (8), a professora e economista Maria da Conceição Tavares. Aos 94 anos, a economista morreu em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro. Diversos políticos se manifestaram sobre a perda, entre eles o presidente Lula.
“Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens pelo Brasil. Nesse momento de despedida, meus sentimentos aos familiares, em especial aos filhos, aos muitos amigos, alunos e admiradores de Maria da Conceição Tavares.”
A ex-presidente Dilma Rousseff também se manifestou.
“É com grande pesar que recebo a notícia da morte da economista Maria da Conceição Tavares. Meus sentimentos à família e aos muitos amigos e alunos. Todos ficamos tristes pela sua passagem. Uma das mais importantes e influentes intelectuais de nosso tempo, Maria da Conceição amou profundamente o Brasil e o povo brasileiro, tendo sido uma das grandes pensadoras sobre o destino do país, os rumos da nossa economia e os caminhos para o desenvolvimento com Justiça Social”, disse a petista.
Leia também
Portuguesa de Aveiro, Tavares se naturalizou brasileira e virou referência no pensamento desenvolvimentista. Em 1998, venceu o Prêmio Jabuti na categoria Economia por sua significativa contribuição ao pensamento econômico no Brasil.
A economista foi deputada entre 1995 e 1999 pelo Partido dos Trabalhadores (PT ) no Rio de Janeiro. Em 2012, ganhou o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia de 2011 da então Presidente Dilma Roussef. Em nota, o PT também se manifestou.
“Seu profundo conhecimento sobre os caminhos para o desenvolvimento social do país continuará a inspirar todos os brasileiros e brasileiras engajados na construção de um Brasil soberano”.