Morreu nesta quarta-feira (16), em São Paulo, a ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado. A ex-atleta de 62 anos havia sido anunciada no grupo do esporte na equipe de transição na segunda-feira, ao lado de outros desportistas como Raí, Ana Moser e Marta Sobral.
Primeira estrela do vôlei brasileiro, Isabel também foi uma militante política. Ela foi uma das idealizadoras do movimento Esporte pela Democracia. As pautas defendidas pelo grupo eram o combate ao racismo e a defesa de uma sociedade mais justa, igualitária e que respeite a vida e a diversidade. “Esse posicionamento do esporte é um grande avanço, deixar claro para o governo que pensamos assim. Mostramos que somos cidadãos”, disse Isabel à Folha de S.Paulo em 2020.
A ex-atleta morreu nessa madrugada após ser diagnosticada com uma bactéria no pulmão. A morte foi confirmada pela produtora de cinema Paula Barreto, em mensagem no grupo Esporte pela Democracia.
Leia também
“Fiz um call com ela na segunda-feira. Ela estava super gripada. Falei para ela ir a um hospital, ela me disse que já tinha ido e testado negativo para Covid. Na segunda a noite foi dormir passou mal. Deixou para ir para o hospital Sírio na terça de manhã. Quando acordou na terça já estava bem pior. Internou no Sírio já no CTI. Detectaram uma bactéria que já tinha tomado todo o pulmão. Foi entubada e teve uma parada cardíaca às 4h da manhã de hoje”, escreveu Paula.
Carioca, Isabel participou das Olimpíadas de 1980 e 1984. Foi a primeira brasileira a jogar profissionalmente no exterior e pioneira no vôlei de praia. Ela teve cinco filhos, três dos quais seguiram no vôlei. Entre eles, Carol Solberg, uma das principais jogadoras do país, também conhecida por suas manifestações políticas. Em 2020 Carol foi advertida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por gritar “Fora, Bolsonaro” durante a transmissão de uma partida.
Veja quem foi escalado para o grupo de trabalho do esporte na equipe de transição de governo:
PublicidadeAna Moser, ex-jogadora de vôlei
Edinho Silva, prefeito de Araraquara
Isabel Salgado, ex-atleta de vôlei de praia
José Luís Ferraresi, ex-vereador por São Bernardo do Campo
Marta Sobral, ex-pivô da seleção brasileira de basquete
Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico do Brasil
Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo na gestão de Fernando Haddad (PT)
Raí Souza Vieira de Oliveira, ex-jogador da seleção brasileira
Verônica Silva Hipólito, ex-atleta paralímpica