Agressões, ironias e pitos do apresentador deram muitas vezes um tom quase circense ao debate da TV Globo com os sete candidatos a presidente ligados a partidos com bancada no Congresso. Na “escolinha do professor Bonner”, ganhou palco o inexpressivo concorrente do PTB, que se apresenta como padre da Igreja Católica Ortodoxa do Peru e atuou como linha auxiliar de Jair Bolsonaro (PL), especialmente contra Lula (PT).
Ciro (PDT) X Lula (PT)
Ciro – Se fosse verdade essa montanha de coisas boas, por que que o Bolsonaro, essa tragédia que aconteceu com o Brasil, foi eleito depois do PT?”
Lula – Ciro, estou achando você nervoso. Você viveu no meu período de governo, nos oito anos em que fui presidente, o momento de maior conquista social deste país”
Lula (PT) x Bolsonaro (PL)
Lula, em direito de resposta após fala de Bolsonaro – Num debate entre pessoas que querem ser presidente da República o atual presidente tivesse o mínimo de honestidade, o mínimo de seriedade. Ele falar que eu montei quadrilha? Com a quadrilha da rachadinha dele, que ele decretou sigilo de cem anos? Você quando vier ao microfone se comporte como um presidente. Respeite quem está assistindo. Não minta!
Leia também
Bolsonaro para Lula – Mentiroso! Ex-presidiário! Traidor da pátria! Que rachadinha? Rachadinha tem os seus filhos, roubando milhões de empresas após a sua chegada ao poder. Nada tem contra o meu governo. Nada! Deixe de mentir! Tome vergonha na cara, Lula!
Lula para Bolsonaro – No dia 2 de outubro o povo vai te mandar pra casa, e eu vou fazer uma coisa com você. Vou fazer um decreto acabando com o seu sigilo de cem anos para saber o que tanto você quer esconder por cem anos.
Soraya Thronicke (União Brasil) x Padre Kelmon (PTB)
Soraya – Padre Kelson
Padre Kelmon – Kelmon
Soraya – Kelvin? Candidato padre… Candidato padre, para quantas pessoas durante a pandemia o senhor deu extrema-unção?
(Kelmon ignora a pergunta e diz que a candidata e outras pessoas deram importância excessiva à pandemia de covid-19, deixando de lado outros problemas de saúde)
Soraya – O senhor não disse se deu nenhuma extrema-unção na pandemia. A pergunta o senhor não respondeu. O senhor brincou com o [imposto] único, eu vi que o senhor não estudou. Está parecendo mais o seu candidato [Bolsonaro], que é nem nem. Nem estuda nem trabalha. E dizer mais: não deu extrema-unção porque o senhor é um padre de festa junina.
Kelmon x Lula
Kelmon para Lula – Vários dos seus comparsas foram presos e disseram que você era o chefe do maior esquema de roubo e de corrupção da história mundial. Renato Duque e Palocci são alguns exemplos. Seu próprio vice disse que o senhor quer voltar à cena do crime para continuar roubando o povo brasileiro. Explique para o povo porque tanta gente próxima a você foi presa e o denunciou. Você era o chefe do esquema?”
Lula para Kelon – Deixa eu te dizer uma coisa. Eu tive 26 denúncias. Mentirosas! Uma pessoa que depois foi ministra do atual governo. Eu tive uma quadrilha montada no Ministério Público, que nós conseguimos mostrar a culpabilidade deles. Eu fui absolvido em 26 processos dentro do Brasil. Então eu quero dizer uma coisa muito séria. Quando quiser falar de corrupção, olhe para outro, não pra mim.”
Kelmon – O senhor não deveria nem estar aqui como candidato a presidente da República. Por que o senhor está aqui? O senhor sabe porquê. A população precisaria saber a verdade, mas o senhor é cínico. Mente. O senhor matou! Mente o tempo todo… o senhor deveria respeitar um padre”.
Lula – Você está fantasiado, rapaz!
Kelmon – Fantasiado? Me respeite!
O apresentador William Bonner intervém – Senhores, por favor… nós vamos cortar os microfones dos senhores. Eu peço desculpas ao público pela cena que neste momento está se desenrolando aqui porque infelizmente não está havendo o cumprimento de um ordenamento que tinha sido feito, de uma combinação de todos os candidatos. Enquanto nós vamos tentar acalmar os candidatos, eu posso pedir um intervalo, senhores, ou os senhores vão se conter e vão dar sequência ao debate, em respeito também aos demais candidatos que estão aqui. Eu peço, por favor, que se acalmem, que se acalmem. Mais uma vez, eu vou lembrar que os senhores assinaram um documento para estarem aqui diante do público brasileiro apenas para debater, e não para esse tipo de agressão e de ofensa pessoal. Vamos respirar. Vamos respirar! Muito bem…”
Kelmon retoma – Vocês mentem o tempo todo pro povo. Vocês não acreditam no cristianismo porque vocês não vivem o cristianismo. Perseguem os cristãos!
Lula – Eu vou voltar a ser presidente da República sabe por quê? Porque o povo brasileiro está cansado de gente da sua espécie…
Kelmon – Da sua espécie.
Lula – De gente mentirosa…
Kelmon – Você que mente
Lula – Daonde você veio?
Kelmon – Da igreja.
Lula – Que igreja! Não dá para debater com uma pessoa que tem um comportamento de fariseu, e não de padre. Não dá! Não dá! Ou você aprende a respeitar e fecha a boca quando alguém estiver falando…
Kelmon – O senhor costuma mandar o povo calar boca também…
Lula – Eu vou concluir. Eu sou cristão, casado na igreja, batizado, crismado e frequentador de igreja, mas eu não estou vendo na sua cara um representante da igreja.
Kelmon – Então você não percebeu?
Lula – Estou vendo um impostor. Estou vendo alguém disfarçado aqui na minha frente, que eu não sei como conseguiu enganar tanta gente. Talvez porque o seu chefe não pôde ser candidato, você resolveu ser o candidato laranja e prestar esse serviço de enganar o povo que está assistindo o debate!
Felipe D’Avila (Novo) x Bolsonaro
Felipe D’Avila – É intolerável qualquer governo que tenha toma lá dá cá. Mas é preciso dizer que no seu governo há orçamento secreto. Quando se começa a fazer uma base aliada com ex-mensaleiros, fica difícil de governar.
Bolsonaro – Eu vetei o orçamento secreto. Depois, passou. Não vivemos numa ditadura, tive de acatar. O orçamento secreto é totalmente administrado pelo relator. Me diga que ministério eu dei em troca de apoio político?
Simone Tebet (MDB) x Lula
Lula ao se dirigir à senadora – Simones Tebet… Em determinado momento do atual governo, o Brasil desrespeitou tudo o que se refere à questão do clima.
Tebet – Bolsonaro fala de meio ambiente sobre algo que não conhece e não se importa. No meu governo, será meio ambiente e agronegócio. É meio ambiente e desenvolvimento!
(Ambos se comprometem com o acordo de Paris e com a proibição do garimpo ilícito e do desmatamento ilegal)