O presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), comunicou, em uma postagem pelo Twitter, que o partido não fará federação com outros partidos visando às eleições deste ano.
“Na condição de presidente nacional do MDB, comuniquei aos diretórios estaduais, senadores e deputados que o nosso partido não fará nenhuma federação para as eleições de 2022”, escreveu Baleia no Twitter.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
O partido vinha conversando com o PSDB e o União Brasil no sentido de formar uma federação partidária. A ideia que unia os três partidos era a possibilidade de perda de poder no Congresso para os partidos do Centrão, especialmente o PP e o PL, principalmente na definição das questões orçamentárias.
Leia também
Na condição de presidente nacional do MDB, comuniquei aos diretórios estaduais, senadores e deputados que o nosso partido não fará nenhuma federação para as eleições de 2022.
— Baleia Rossi (@Baleia_Rossi) March 3, 2022
A possibilidade de união, porém, começou a esbarrar em diversas questões regionais. Pela regra criada, uma federação precisa funcionar como se fosse um único partido pelos quatro anos seguintes. Essa possibilidade esbarrou nos diversos interesses regionais. Além disso, MDB e PSDB têm pré-candidatos próprios à Presidência: os emedebistas com a senadora Simone Tebet (MS) e o PSDB com o governador de São Paulo, João Doria.
Baleia, porém, seguiu na defesa da candidatura própria com Simone Tebet. “Respeitando os demais pré-candidatos, o MDB seguirá na defesa da capacidade e viabilidade do nome de Simone Tebet. No próximo dia 10, ela será a porta-voz do MDB nas inserções do partido na TV”, disse. A partir de quinta-feira (10), começará a ser vinculada a propaganda partidária do MDB.