Os candidatos ao segundo turno para a prefeitura de Manaus (AM), Alberto Neto (PL) e David Almeida (Avante), empataram na pesquisa do instituto Real Time Big Data publicada nesta sexta-feira (25), com 44% de intenções de voto para os dois. O resultado é fruto principalmente da redução no número de eleitores indecisos, que contabilizaram 6%.
A pesquisa anterior do mesmo instituto, publicada no dia 15, indicava empate técnico entre os dois concorrentes: Alberto Neto liderava com 43%, e David Almeida com 42% dentro de uma margem de erro de três pontos percentuais, a mesma do novo levantamento. Os indecisos chegavam a 9%, e outros 6% declararam intenção de voto branco ou nulo, porcentagem que permanece.
Dentro da disputa pelo eleitorado manauara, o candidato Alberto Neto, que exerce o cargo de deputado federal, é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, tendo sido vice-líder de seu governo na Câmara. Do outro lado, o atual prefeito David Almeida faz parte do grupo político do governador de Amazonas, Wilson Lima, do União Brasil.
Para a realização do levantamento, foram entrevistados mil eleitores com idade superior ou igual a 16 anos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo número AM-09064/2024.