Nova rodada da pesquisa do Instituto Ipec mostra o candidato do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais de 20 pontos percentuais à frente de seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro. Nos cenários pesquisados, Lula tem mais votos que a soma de todos os demais candidatos, o que, em tese, poderia vir a lhe garantir a vitória já no primeiro turno.
No cenário 1, sem o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro, do Podemos, Lula aparece com 48% das intenções de voto. Jair Bolsonaro vem em segundo, com 23%. Ciro Gomes (PDT) tem 8%. João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), 3% cada. O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
No cenário 2, com Moro, Lula tem 45%. Bolsonaro tem 22%. Ciro Gomes, 6%. Moro, 5%. O apresentador de TV José Luiz Datena vem em seguida com 3%. João Doria aparece com 2%, empatado com André Janones (Avante). Mandetta e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) têm 1%. Alessandro Vieria (Cidadania) e Simone Tebet (MDB) não pontuam.
Leia também
O Ipec, que é comandado por ex-dirigentes do Ibope, avaliou também o governo Jair Bolsonaro, que foi reprovado pela maioria. Para 53%, o governo é ruim ou péssimo. É ótimo ou bom para 22%. E regular para 23%.
Entre os entrevistados, 68% dizem desaprovar o presidente, contra 28% que o aprovam. E 69% afirmam não confiar em Bolsonaro. Outros 28% declararam que confiam nele.
Moro se consolida como terceira via e Lula segue na liderança em 2022