Pesquisa da Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quarta-feira (6), indica que o ex-presidente Lula (PT) lidera a disputa presidencial com 45% das intenções de voto. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), que postula a reeleição, tem 31%. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 6% da preferência. André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) empatam com 2%, e Pablo Marçal (Pros), 1%.
A frente de Lula sobre Bolsonaro é de 14 pontos. No levantamento anterior, de junho, era de 16 pontos. A diferença está dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos. O petista oscilou um ponto para baixo, de 46% para 45%, e o pré-candidato do PL oscilou um para cima, de 30% para 31%.
De acordo com a Quaest, 65% dos entrevistados afirmaram que sua opção de voto é definitiva, enquanto 34% disseram que ainda podem mudar de ideia. Em eventual segundo turno, o ex-presidente venceria todos os adversários. Contra Bolsonaro sua vantagem seria de 19 pontos.
A variação também se dá dentro da margem de erro na comparação com a pesquisa anterior, quando sua vantagem era de 22 pontos.
Bolsonaro lidera o ranking da rejeição: 59% dizem que não votariam nele de forma alguma. A rejeição a Ciro Gomes é de 55%, e a Lula, 41%,
O instituto ouviu 2 mil pessoas presencialmente entre os dias 29 de junho e 2 de julho. O índice de confiança, segundo a Quaest, é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01763/2022 e teve o custo de R$ 268.742,48.
Leia também