Em sua fala de comemoração ao aniversário do PT, o ex-presidente Lula direcionou um de seus discursos para a ex-presidente Dilma Rousseff. O candidato à presidência reafirmou a confiança em sua sucessora, além de lançar elogios a ela e reforçar o entendimento de que Dilma teria sofrido um golpe durante seu processo de impeachment em 2016.
“A Dilma pode ter todos os defeitos que todos nós seres humanos temos. (…) Agora, eu acho que poucas vezes esse país teve uma mulher da qualidade moral, ética e competência técnica da Dilma”, declarou. Lula considera que tanto ele quanto Dilma foram alvos constantes de calúnia, e que Dilma teria sido “escolhida pela elite” para sofrer tais ataques.
Em seguida, direcionou sua fala à Dilma, declarando não ter perdido confiança na ex-presidente depois do choque sofrido pelo partido com o impeachment. “Eu posso dizer que o que existe entre eu e você é uma relação de confiança que poucas vezes já existiu entre políticos nesse país. Portanto, Dilma, saiba que estamos juntos até o fim”.
Leia também
A relação de Lula com Dilma é uma das feridas abertas em sua campanha eleitoral. As falhas da gestão de sua antecessora são utilizadas por Jair Bolsonaro para se promover, tentando vincular a imagem do PT aos escândalos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A crise de imagem torna arriscada a aproximação de Lula com Dilma. Por outro lado, Dilma ainda possui alguma influência na ala feminina do partido, tornando sua proximidade necessária para Lula.