Nas primeiras quatro horas de votação neste domingo (2), os posts relacionados com a eleição presidencial somaram mais de 1,5 bilhão de visualizações nas redes sociais, revela levantamento exclusivo da agência digital DSC LAB para o Congresso em Foco.
Lula, o candidato do PT, lidera o número de menções, com um total de 48,35% das publicações, contra 44,28% do segundo colocado das pesquisas eleitorais, o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) tiveram, respectivamente, 4,38% e 2,99% do total de menções. Os dois candidatos tiveram seu melhor desempenho no Instagram, com 6% para Ciro e 5% para Tebet.
Veja os números de menções dos quatro principais candidatos à Presidência da República, distribuídos pelas diferentes redes sociais:
O significado político dos números
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Foram capturadas 9.402.538 interações das 8h às 12h em três mídias sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
Enquanto as referências ao candidato petista foram em sua maioria de registro de declarações públicas de apoio, os eleitores bolsonaristas disseminaram principalmente números das votações – frequentemente falsos – realizadas em outros países, colocando o atual mandatário em vantagem na disputa.
Os bons números alcançados por Lula têm importante significado. Bolsonaro e o bolsonarismo cresceram e consolidaram exatamente pela força que demonstraram nas redes sociais.
O diretor da agência DSC LAB, Tiago Falqueiro, analisa: “O movimento de artistas e celebridades para definir as eleições no primeiro turno, com o pedido pelo voto no primeiro turno para Lula, foi determinante para combater o ‘voto envergonhado’ no petista, por conta do histórico de acusações contra o candidato e o PT. Bolsonaro tentou movimento semelhante nos últimos dias, com nomes como o atacante Neymar e o cantor Gusttavo Lima, mas não repercutiu como esperado”.
Empate no Facebook
A única rede em que Lula não está à frente de Bolsonaro é o Facebook: ambos contabilizam 46% de menções.
No Instagram, o petista tem 48%, enquanto o atual presidente chegou a 41%.
No Twitter, a diferença se manteve em sete pontos percentuais, mas com 51% para Lula e 44% para Bolsonaro.
A onda pró-Lula cresceu nos últimos dias, com a adesão de muitos artistas e influenciadores a uma campanha de “voto útil” para decidir o pleito ainda no primeiro turno.
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