O ex-presidente Lula (PT) iniciou sua campanha eleitoral nesta terça-feira (16), com uma visita a uma fábrica de automóveis em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A região é conhecida pela forte presença sindical, que ajudou o petista metalúrgico a se projetar para a vida política.
“Praticamente tudo que eu aprendi na política eu devo a esta categoria extraordinária chamada metalúrgicos do ABC”, afirmou o ex-presidente. “Resolvi fazer o lançamento da candidatura na porta de fábrica no ABC porque foi aqui que tudo aconteceu na minha vida. Foi aqui que eu aprendi a ser gente e que eu tomei consciência política”, completou Lula.
De olho no eleitorado religioso, o presidente fez um aceno para o eleitorado evangélico, público tradicionalmente alinhado ao presidente Jair Bolsonaro (PL). “Bolsonaro mente para os evangélicos todo santo dia. Vocês sabem que quem criou a lei que garantiu a existência da Marcha de Jesus? Foi no meu governo”, ressaltou Lula.
Leia também
O ex-presidente afirmou que Bolsonaro está “tentando manipular a boa fé” e que na verdade é um “fariseu”. “Não haverá mentiras ou fake news que nos impeçam de mudar o Brasil”, afirmou.
Além de Lula, participaram do ato a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o candidato do partido ao governo de São Paulo, o ex-ministro Fernando Haddad, e o candidato do PSB apoiado ao senado, Márcio França.
Durante seu discurso, Fernando Haddad destacou que “o que muda um país é educação e trabalho”. Haddad foi ministro da Educação dos governos do PT, de 2005 a 2012. “Não há nada que construa mais um país do que acordar e ter um destino, para você e pros seus filhos. É a porta de uma escola, de uma universidade ou porta de uma fábrica”, afirmou Haddad.
Gleisi Hoffmann destacou a importância significativa da região para a história do ex-presidente. “Nós não poderíamos estar em outro lugar iniciando essa campanha eleitoral senão aqui, na porta da fábrica que deu ao Brasil o maior líder político da nossa história, Luiz Inácio Lula da Silva”, destacou.