O ex-presidente Lula trocou o debate do SBT e outros veículos de comunicação, marcado para esta sexta-feira (21), por uma live com o deputado André Janones (Avante-MG), um dos coordenadores da comunicação de sua campanha. A conversa com Janones começará às 19h, na conta do deputado no Facebook, no mesmo horário em que Bolsonaro será entrevistado. Com a desistência de Lula, o grupo decidiu manter a transmissão apenas com Bolsonaro. O Congresso em Foco vai compartilhar a transmissão da live.
Em mensagem distribuída aos seus seguidores, Janones destacou a necessidade de se mobilizar os eleitores de renda mais baixa, perfil, segundo ele, mais predominante no Facebook. O deputado tem 8 milhões de seguidores nessa rede.
“O foco é alcançar quem está sofrendo com as ações do Bolsonaro contra os mais pobres, a alta no preço do arroz, do feijão e do gás, quem recebe auxílio, quem está sofrendo com essa declaração do Paulo Guedes que vai mudar os índices de correção, reduzindo o valor real do salário mínimo e das aposentadorias. Essas são as pessoas para quem a gente vai direcionar a live hoje”, declarou.
Leia também
O deputado pediu aos seguidores que não se preocupem em bater recorde de audiência, mas em levar as pessoas mais prejudicadas pela política econômica do governo para a transmissão: “O trabalhador, o motorista do Uber, o entregador do iFood, a empregada doméstica, o trabalhador da indústria, quem tem de pegar transporte público de manhã todo dia, quem tem de ralar para colocar comida em casa”.
Segundo ele, é importante assegurar uma boa audiência. Mas nada disso terá reflexo se a mensagem não atingir as pessoas mais sacrificadas com as medidas econômicas, como a desvinculação do reajuste do salário mínimo e da aposentadoria da inflação, conforme anunciado ontem pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
“Vamos fazer bombar. Essa live vai ser histórica e pode ajudar a definir os rumos desta eleição”, declarou. Ele ainda conclamou os militantes que não estão mais no Facebook a reativarem suas contas para ajudar na divulgação da transmissão.
Ontem Janones liderou sua militância com a mensagem “BOLSONARO NÃO MEXE COM MEU SALÁRIO”, que virou o assunto mais comentado do Twitter no início desta tarde.
Lula foi às redes esclarecer que a live será com Janones, e não como Felipe Neto, como chegou a ser promovido nas redes por seguidores.
O debate que seria realizado hoje é organizado em pool por SBT, O Estado de S. Paulo, Rádio Eldorado, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil.