O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deverá anunciar na próxima semana o nome do novo ministro da Defesa e os próximos comandantes das Forças Armadas. Lula guarda consigo esses nomes. Mas o mais cotado para assumir a pasta é o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro de Relações Institucionais José Múcio Monteiro.
José Múcio foi convidado por Lula para integrar o Grupo de Trabalho da equipe de transição na área da Defesa. Na segunda-feira (28), ele participou de uma reunião, na qual também estiveram presentes militares e outros civis, como o ex-ministro Aloizio Mercadante. O senador Jaques Wagner (PT-BA) também deverá integrar esse grupo de trabalho, mas não estava presente na reunião de segunda.
José Múcio não confirmou ao Congresso em Foco que tenha sido convidado por Lula para ser o novo ministro da Defesa. “Fui convidado para fazer parte do grupo de transição”, afirmou. Perguntado, porém, se era um nome cotado, respondeu: “É o que estão dizendo”.
Leia também
Segundo ele, na reunião de segunda-feira, ele disse a Lula que a “transição mais rápida” seria indicar logo os nomes dos comandantes das Forças Armadas. O raciocínio de José Múcio é que é dessa forma que funciona a cultura militar, por conta das noções de hierarquia e disciplina. Ao contrário do meio político, onde funciona bem fazer especulações, testar a viabilidade de nomes, fazer várias sondagens, isso não funcionaria bem no meio militar. José Múcio entende que, determinadas quem serão as lideranças no meio militar, o caminho a partir daí se tornaria mais fácil.
Lula respondeu, então, que na próxima semana fará as escolhas não apenas dos comandantes militares mas também do ministro da Defesa, que será um civil. Na reunião na segunda-feira, além de Lula, José Múcio e Mercadante, estava o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. E cinco militares. Dois já foram comandantes das Forças Armadas: general Enzo Peri (comandante do Exército entre 2007 e 2015) e brigadeiro Juniti Saito (ex-comandante da Aeronáutica entre 2007 e 2015). Além deles, o ex-comandante da Força Aérea Brasileira brigadeiro Nivaldo Rossato, o ex-diretor de Ensino da Aeronáutica brigadeiro Rui Chagas Mesquita e o general Gonçalves Dias, que cuidou a segurança de Lula durante a campanha.
O nome de José Múcio parece não enfrentar maiores resistências no meio militar. O atual vice-presidente e senador eleito pelo Rio Grande do Sul Hamilton Mourão elogiou a possível escolha, afirmando ter uma boa relação com José Múcio Monteiro.
José Múcio Monteiro tem 74 anos. É pernambucano, de Recife. É engenheiro civil de formação. Foi deputado federal por cinco mandatos. Atualmente, está filiado ao PTB. Foi ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais no governo Lula, entre 2007 e 2015. Secretário estadual de Transportes de Pernambuco entre 1983 e 1986. E ministro do Tribunal de Contas da União entre 2009 e 2021.