Nova rodada da pesquisa do Instituto FSB aponta o ex-presidente Lula com 14 pontos à frente de Jair Bolsonaro na corrida à Presidência da República nas eleições de 2022. Na pesquisa estimulada Lula ampliou sua vantagem em relação a Bolsonaro e detém 46% das intenções de voto contra 32% do atual presidente. No segundo turno, Lula derrotaria Bolsonaro com 54% contra 35%.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
Cenário principal:
- Lula (PT): 46%
- Bolsonaro (PL): 32%
- Ciro Gomes (PDT): 9%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- André Janones (Avante): 1%
- Leonardo Péricles (UP): 0%
- Luciano Bivar (União Brasil): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Vera Lúcia (PSTU): 0%
- José Maria Eymael (DC): 0%
- Felipe D’Ávila (Novo): 0%
- Nenhum: 5%
- Branco/nulo: 2%
- Não sabe/não respondeu: 1%
A pesquisa mostra também que houve um aumento de um ponto percentual entre os que já declaram ter certeza em quem irão votar: Setenta e dois por cento afirmam que já sabem qual o candidato em que irão votar e 27% dizem que ainda podem mudar o voto. Apenas 1% declara não saber ainda em quem votar.
Leia também
Confira a íntegra da pesquisa.
No cruzamento entre o voto estimulado e a certeza na decisão do voto, Lula aparece com 80% de seus eleitores já decididos a votar no candidato petista contra 20% que dizem que ainda pode mudar. O cenário é parecido entre eleitores de Bolsonaro: 79% afirmam estar decididos no voto ao atual presidente contra 20% que podem mudar o voto.