Nesta quinta-feira (29), a Polícia Federal deflagrou a 29ª fase da operação Lesa Pátria, que investiga os ataques ocorridos no dia 8 de janeiro. A PF cumpre dez mandados em quatro estados: cinco em Santa Catarina, três no Rio de Janeiro, um no Goiás e um no Distrito Federal.
Os ataques ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal em 2023 foram marcados por violência generalizada. Os danos ao patrimônio público podem somar um prejuízo de mais de R$40 milhões.
Segundo o inquérito, os investigados cometeram crimes de ebulição violenta do Estado Democrático, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, golpe de estado e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. A determinação do STF é a indisponibilidade de bens ativos e valores dos investigados no caso.
De acordo com PF as investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas.
Leia também
Leia também: Alexandre dá 24h para Elon Musk definir representante do X no Brasil e evitar suspensão da rede