Especialistas internacionais, parlamentares, representantes do setor e do governo debatem nesta quinta-feira (7), a partir das 9h30, o financiamento e o desenvolvimento do jornalismo. O seminário “Caminhos para um jornalismo sustentável“, promovido pelo Congresso em Foco com apoio do Google, será transmitido ao vivo. Clique abaixo e ative a notificação para ser informado sobre o início da transmissão.
Entre os temas em discussão, a evolução dos modelos de negócios, políticas públicas, regulação, liberdade de expressão e de imprensa, direitos autorais, além da aceleração tecnológica do setor. Referências internacionais em comunicação e direito na internet, os pesquisadores Paul Matsko e Michael Geist vão falar sobre o cenário e as propostas internacionais em debate para a sustentabilidade do jornalismo.
Leia também
Matsko é historiador de mídia de massa pelo Cato Institute, um think tank americano que atua em temas como a advocacia pública, exposição de mídia e influência social; e Michael Geist é professor em Direito da Internet e do Comércio Eletrônico da Universidade de Ottawa (Canadá) e membro do Centro de Direito, Tecnologia e Sociedade.
O panorama brasileiro terá painel exclusivo com a participação de João Brant, secretário de Políticas Digitais do governo federal, de Sérgio Lüdtke, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), e de Katia Brembatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A atuação parlamentar e as propostas relacionadas ao jornalismo e mídias digitais serão abordadas pela deputada Carol Dartora (PT-PR) e pela diretora de Relações Institucionais da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Carla Egydio.
O evento contará ainda com a presença de representantes da consultoria econômica LCA Consultores, do Instituto Palavra Aberta, que atua pela liberdade de expressão, e da Rede Future of Local News, pesquisa acadêmica internacional sobre jornalismo.
PublicidadeVeja o perfil dos palestrantes:
Carol Dartora
Deputada federal pelo PT do Paraná, é professora, historiadora e sindicalista. Participa das discussões sobre modelos de financiamento do jornalismo.
Carla Egydio
Advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e cientista social formada pela Universidade de São Paulo, pós-graduanda em Direito Legislativo pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
João Brant
Doutor em Ciência Política (USP), mestre em Regulação e políticas de comunicação (LSE-Reino Unido) e graduado em Comunicação Social (USP). Foi secretário-executivo do Ministério da Cultura (2015 a 2016) e assessor especial na Secretaria Municipal de Cultura em São Paulo (2013 e 2014). Trabalhou por quinze anos em organizações da sociedade civil e como consultor para organizações internacionais, como a Unesco.
Katia Brembatti
Jornalista com 21 anos de experiência, atua na cobertura de política, meio ambiente, infraestrutura e Judiciário. Com a série Diários Secretos, juntamente com três colegas, recebeu o Prêmio Esso, o Tim Lopes, o Ipys de melhor reportagem da América Latina e o Global Shining Light Award, de melhor reportagem em país em desenvolvimento. É editora no Estadão Verifica e professora de Jornalismo na Universidade Positivo.
Michael Geist
Professor de direito na Universidade de Ottawa, onde ocupa a Cátedra de Pesquisa do Canadá em Direito da Internet e do Comércio Eletrônico e é membro do Centro de Direito, Tecnologia e Sociedade. Atua em conselhos como: Internet Archive Canada e o Conselho Consultivo da EFF. Foi nomeado para a Ordem de Ontário em 2018 e recebeu vários prêmios por seu trabalho.
Nina Weingrill
Jornalista, co-fundadora da Énois, um laboratório de jornalismo sem fins lucrativos que tem como objetivo democratizar a mídia por meio do treinamento e promoção da produção jornalística local. É fellow ICFJ (International Center for Journalists) e parte da rede Future of Local News, onde pesquisa ecossistemas de informação local e suas intersecções com políticas públicas.
Patricia Blanco
Formada em Relações Públicas pela Cásper Líbero, com pós em Marketing pela ESPM. É presidente executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta, Conselheira titular e VP do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, membro do Conselho de Ética do CONAR; membro do Conselho Editorial da Folha de S. Paulo e da Comissão Permanente de Comunicação e Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos.
Paul Matzko
Historiador da mídia de massa, pesquisador do Cato Institute e autor de The Radio Right: How a Band of Broadcasters Took on the Federal Government and Built the Modern Conservative Movement (Oxford University Press, 2020).
Sérgio Lüdtke
Editor-chefe do Projeto Comprova e presidente do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo. Coordena a área de cursos da Abraji e o projeto Atlas da Notícia, que mapeia a presença do jornalismo local e os desertos de notícias no Brasil.
Silvia Fagá de Almeida
Doutora em economia, diretora de concorrência da LCA e professora do MBA da FGV e da Educação Executiva do Insper. Conselheira do IBRAC e vice-presidente da rede Women in Antitrust (WIA, Brasil).
Veja a programação: