O historiador de mídia Paul Matsko e o pesquisador em direito Michael Geist são os dois convidados internacionais do evento Caminhos para um Jornalismo Sustentável. No próximo 7 de dezembro, o Congresso em Foco realiza em Brasília um debate com nomes do setor de mídia para debater diagnósticos e soluções para o negócio do jornalismo na era atual, sua relação com o Estado e atores sociais e econômicos e os desafios para o futuro.
A ideia é produzir uma discussão rica, interessante e distante de sectarismos e de visões apaixonadas ou preconceituosas. Em vez de abraçar teorias prévias, trata-se de compreender necessidades e interesses das partes envolvidas e pensar em soluções sustentáveis para administrá-los.
Serão três painéis:
- Diagnóstico do jornalismo brasileiro e suas dificuldades
- Propostas nacionais e internacionais de fortalecimento do jornalismo
- Caminhos para um jornalismo forte e sustentável
A iniciativa tem o apoio do Google. Para quem quiser acompanhar em tempo real, os debates serão transmitidos pelas redes sociais do Congresso em Foco (acesse o canal no YouTube aqui). Fique ligado também para conferir a programação completa, que também será publicada por aqui.
Leia também
Saiba mais sobre os panelistas internacionais abaixo.
Paul Matzko
Paul Matzko é um historiador da mídia de massa, pesquisador do Cato Institute e autor de “The Radio Right: How a Band of Broadcasters Took on the Federal Government and Built the Modern Conservative Movement” (Oxford University Press, 2020).
Michael Geist
Dr. Michael Geist é professor de direito na Universidade de Ottawa, onde ocupa a Cátedra de Pesquisa do Canadá em Direito da Internet e do Comércio Eletrônico e é membro do Centro de Direito, Tecnologia e Sociedade. Ele obteve o título de Bacharel em Direito (LL.B.) pela Osgoode Hall Law School em Toronto, mestrado em Direito (LL.M.) pela Universidade de Cambridge no Reino Unido e pela Columbia Law School em Nova York, e um doutorado em Direito (JSD) pela Columbia Law School. Dr. Geist atua em muitos conselhos, incluindo o Internet Archive Canada e o Conselho Consultivo da EFF. Ele foi nomeado para a Ordem de Ontário em 2018 e recebeu vários prêmios por seu trabalho, incluindo o Prêmio Vox Libera de Jornalistas Canadenses pela Liberdade de Expressão em 2018, o Prêmio Kroeger de Liderança Política e o Prêmio IP3 de Conhecimento Público em 2010, o Prêmio Les Fowlie Prêmio de Liberdade Intelectual da Ontario Library Association em 2009, o Prêmio Pioneer da EFF em 2008 e o Prêmio IWAY de Liderança Pública de Canarie por sua contribuição para o desenvolvimento da Internet no Canadá.
Por Carlos Lins.