Pesquisa Quaest publicada nesta quarta-feira (18) aponta o atual prefeito de Recife, João Campos (PSB), como favorito nas eleições da capital pernambucana. Com 77% das intenções de voto, o chefe do Executivo do município cresceu um ponto em relação ao último levantamento do instituto.
Atrás de João Campos aparecem Gilson Machado (PL), com 8%, Daniel Coelho (PSD), com 4%, Dani Portela (Psol), com 2%, e Tecio Teles (Novo), com 1%. Indecisos são 2% e eleitores que responderam branco ou nulo são 6%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.
Gilson Machado foi ministro do Turismo e presidente da Embratur no governo Jair Bolsonaro. Líder da banda Forró da Brucelose, o empresário ficou conhecido como o “sanfoneiro de Bolsonaro”.
Veja as intenções:
- João Campos (PSB) – 77%
- Gilson Machado (PL) – 8%
- Daniel Coelho (PSD) – 4%
- Dani Portela (Ps0l) – 2%
- Tecio Teles (Novo) – 1%
- Ludmila Outtes (UP) – 0%
- Simone Fontana (PSTU) – 0%
- Indecisos – 2%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 6%
João Campos aparece entre os oito prefeitos de capitais que as pesquisas indicam possível reeleição em primeiro turno. Ao lado dele estão os chefes de Maceió, Macapá, Salvador, São Luís, João Pessoa, Rio de Janeiro e Boa Vista. Com exceção apenas de João Pessoa, os prefeitos dessas capitais aparecem com mais de 55% das intenções de votos nas pesquisas, percentual suficiente para eleição em primeiro turno, mesmo descontada a margem de erro.
Leia também
A pesquisa Quaest em Recife entrevistou 900 eleitores entre domingo (15) e terça-feira (17). O levantamento foi encomendado pela TV Globo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-09154/2024.