O atual prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB), lidera as intenções de voto e caminha firme para a reeleição, segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta segunda-feira (4). Em todos os cenários de pesquisa estimulada, onde o entrevistado escolhe o seu candidato a partir de uma lista de nomes, o atual prefeito tem mais de 60% das intenções de voto, o que garantiria a reeleição em primeiro turno.
Confira os cenários:
- Cenário 1 (estimulada)
João Campos (PSB) – 64,6%
Nenhum/Branco/Nulo – 8,6%
João Paulo (PT) – 7,5%
Não sabe/ Não respondeu – 6%
Daniel Coelho (Cidadania) – 5,5%
Gilson Machado (PL) – 5,4%
PublicidadeLeia também
Dani Portela (Psol) – 1,5%
Túlio Gadelha (Rede) – 1%
- Cenário 2 (estimulada)
João Campos (PSB) – 69,7%
Nenhum/Branco/Nulo – 9,5%
Daniel Coelho (Cidadania) – 6,6%
Não sabe/ Não respondeu – 6,4%
Gilson Machado (PL) – 5,7%
Dani Portela (Psol) – 2,1%
- Cenário 3 (estimulada)
João Campos (PSB) – 70,2%
Nenhum/Branco/Nulo – 9,1%
Daniel Coelho (Cidadania) – 7%
Não sabe/ Não respondeu – 6,4%
Gilson Machado (PL) – 5,7%
Túlio Gadelha (Rede) – 1,6%
- Cenário 4 (estimulada)
João Campos (PSB) – 64,8%
Nenhum/Branco/Nulo – 9,4%
João Paulo (PT) – 7,6%
Daniel Coelho (Cidadania) – 5,7%
Não sabe/ Não respondeu – 5,6%
Gilson Machado (PL) – 5,4%
Dani Portela (Psol) – 1,5%
30,8% na pesquisa espontânea
Na sondagem espontânea, quando o eleitor declara em quem pretende votar sem ver nenhuma lista de candidatos, João Campos marcou 30,8%. A maioria dos respondentes (55,7%) disseram não saber em quem votar ou não responderam.
Impacto de apoio
O Instituto Paraná Pesquisas também aferiu o impacto que os apoios de nomes como o presidente Lula (PT), o ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), têm na decisão de votar em um candidato.
A maior rejeição se dá ao eventual apoio de Bolsonaro. 59,9% dos entrevistados afirmaram que jamais votariam em quem ele apoiasse. O dado se aplicaria a Gilson Machado que é do PL, mesma sigla do ex-presidente. Logo em seguida, a rejeição ao apoio de Raquel Lyra é de 55,2%.
Por fim, 38,8% dos respondentes demonstraram rejeição ao apoio de Lula, o que pode comprometer João Paulo, também petista.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº PE-06311/2024 para o cargo de prefeito. O Paraná Pesquisas ouviu 802 eleitores entre os dias 24 e 29 de fevereiro. A pesquisa tem grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.