Em uma das vitórias mais previsíveis dentre as capitais, João Campos (PSB) foi reeleito em primeiro turno prefeito de Recife. Com 77% das urnas apuradas, João Campos aparece com 77,73% dos votos válidos e tem sua vitória garantida, com mais da metade dos votos. Com altos índices de aprovação popular e de intenção de votos nas pesquisas, o filho do ex-governador Eduardo Campos conseguiu reunir diversas forças políticas em torno de sua candidatura, do PT ao União Brasil, rivais históricos no estado. O segundo colocado, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), aparece com 14,10% dos votos.
Veja a ordem de classificação:
- João Campos (PSB) – 77,73%
Gilson Machado (PL) – 14,10%
Dani Portela (Psol) – 3,9%
Daniel Coelho (PSD) – 3,26%
Tecio Teles (Novo) – 0,83%
Ludmila (UP) – 0,15%
Simone Fontana (PSTU) – 0,06%
Victor Assis (PCO) – 0,01
João Henrique de Andrade Lima Campos, 31 anos, é natural da capital pernambucana e descendente de famílias tradicionais da política estadual. O engenheiro civil é filho do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em 2014 em desastre aéreo quando concorria à presidência da República. É bisneto do ex-governador Miguel Arraes, quadro histórico da esquerda brasileira. É neto da ex-deputada federal e ministra aposentada do Tribunal de Contas da União Ana Arraes. Também descende de família de políticos pelo lado materno.
Leia também
Seus primeiros passos na política foram dados em 2014, quando se tornou secretário de Organização Estadual do PSB. Em 2018, foi eleito deputado federal por Pernambuco, sendo o mais votado do estado com mais de 460 mil votos. Durante seu mandato, destacou-se como criador e relator da CPI do Óleo e coordenador da Comissão Externa de Acompanhamento dos Trabalhos do MEC. Em 2020, foi eleito prefeito do Recife, tornando-se o mais jovem a ocupar o cargo, após vencer as eleições no segundo turno contra sua prima Marília Arraes, à época no PT.
Pesquisa do Datafolha divulgada na semana passada indicou que 76% dos eleitores de Recife aprovam sua gestão, refletindo a maior taxa de aprovação e a menor taxa de reprovação entre prefeitos do Recife em seus primeiros mandatos. Namorado da deputada Tabata Amaral (PSB), que foi candidata a prefeita em São Paulo este ano, é irmão do deputado Pedro Campos (PSB-PE).
Como vice-prefeito, João Campos terá Victor Marques, que é filiado ao PCdoB. A ampla coligação do prefeito reeleito reúne partidos como o PT, PCdoB, PV, MDB, União Brasil, Republicanos, Solidariedade, Avante, DC, Agir e PMB.