O deputado André Janones (Avante-MG) anunciou, em uma live nesta quinta-feira (4), a retirada de sua candidatura a presidente. A decisão foi comunicada por Janones ao lado do ex-presidente Lula (PT), a quem ele apoiará a partir de agora. Desde que foi convidado por Lula para a conversa desta quinta, em São Paulo, Janones disse que poderia apoiar o petista caso ele assumisse compromisso com algumas de suas propostas. Entre elas, a manutenção do valor de R$ 600 do Auxílio Brasil a partir de janeiro de 2023 e a concessão do benefício em dobro para mães que cuidam sozinhas de suas crianças.
A decisão foi anunciada por Janones, ao lado de Lula, durante transmissão ao vivo para as redes sociais. “A candidatura presidencial do deputado André Janones está unificada e passa a ser representada pela candidatura do ex-presidente Lula”, disse o deputado mineiro. Ele destacou que Lula tem compromisso de combater e erradicar a fome, ao contrário do presidente Jair Bolsonaro, que elevou o valor do benefício até o final do ano de olho em dividendos eleitorais. “Acabar com a fome é uma obsessão minha”, afirmou Lula.
Leia também
Aos 38 anos, Janones é considerado um fenômeno das redes sociais, nas quais acumula 12 milhões de seguidores. Na última pesquisa Datafolha, divulgada quinta-feira da semana passada, ele aparecia com 1% das intenções de voto. Mas chegou a figurar com 3% em outras pesquisas. Advogado, o deputado em primeiro mandato despontou em 2018 como um dos porta-vozes da greve dos caminhoneiros. Elegeu-se, naquele ano, com a terceira maior votação da bancada de Minas Gerais. “Eu não poderia virar as costas para vocês. A prioridade nossa é que essas propostas fossem encampadas”, declarou Janones durante a live ao justificar sua decisão.
Janones havia dito, na segunda-feira (1), no Conversa com Presidenciáveis, que anunciaria sua decisão nesta quinta, logo após a conversa com Lula. O deputado tentará agora a reeleição para o seu segundo mandato.
PublicidadeVeja a íntegra da transmissão com o anúncio da decisão