Os institutos de pesquisa Ipec e Datafolha divulgaram neste sábado (1º) suas últimas pesquisas de intenção de votos antes do primeiro turno das eleições. Nos dois cenários, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva conta com uma possibilidade apertada de vitória em primeiro turno, dentro da margem de erro, que é de 2% em ambos os levantamentos. O que torna ainda mais eletrizante a expectativa para o domingo é que a desvantagem do presidente Jair Bolsonaro, do PL, candidato á reeleição, encolheu ligeiramente. No Datafolha, ele ficou estável em relação ao cenário anterior. Já o Ipec registra uma queda de desempenho do petista e melhora nas intenções de voto para o atual presidente da República.
No Ipec, Lula caiu de 52% para 51%. com relação à rodada anterior. E Bolsonaro, antes com 34%, subiu para 37%. Ciro Gomes, do PDT, caiu de 6% para 5%. Simone Tebet, do MDB, empatou com Ciro, mantendo os mesmos 5%. Soraya Thronicke, do União Brasil, e Felipe D’ávila, do Novo, mantiveram 1% de intenções de voto para cada um. Tanto nesse caso quanto na Datafolha, são considerados somente votos válidos, com o descarte de nulos, brancos e abstenções.
Leia também
Na pesquisa Datafolha, Lula ficou com 50% das intenções de voto, Bolsonaro com 36%. E Simone Tebet ultrapassou Ciro Gomes, somando 6%, enquanto Ciro ficou com 5%. Soraya Thronicke (União-MS) teve 1%.
Ambas as pesquisas divulgaram os votos válidos, ou seja, os percentuais já descartadas as intenções de quem declarou voto nulo, em branco ou abstenção. É assim que a Justiça Eleitoral conta os votos na eleição.
Carreira de Ciro em crise
Para Ciro Gomes, esse resultado pode marcar um momento de crise em sua carreira política. Em 2018, Ciro Gomes ficou em terceiro lugar, alcançando 12% dos votos. Logo antes do pleito, as pesquisas indicavam uma média de intenção de 14%. Desta vez, o pedetista corre o risco de sequer chegar ao terceiro lugar, havendo a possibilidade de ser ultrapassado por Simone Tebet.
Oficialmente, o Ipec afirma que não é possível afirmar se vai haver segundo turno. O Datafolha já adota uma margem de erro de 2%, o que pode ser justamente a marca necessária para que Lula conte com uma vitória em primeiro turno, que requer 50% dos votos válidos mais um. Além da margem de erro, o instituto aponta para a manutenção de uma parcela de 2% de eleitores indecisos, mesma quantidade do levantamento anterior.
PublicidadeEntre os dois levantamentos, o do Datafolha é o que analisou a maior amostra populacional, formada por 12,8 mil pessoas de 310 municípios, enquanto o Ipec entrevistou 3.008 pessoas de 183 municípios. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa Datafolha está registrada como BR-00245/2022, e a Ipec está como BR-00999/2022.