Com a chegada do dia da mentira, não demorou para que usuários do Twitter levantassem as tags #BolsonaroDay e #BolsonaroMentiroso, onde relembram episódios em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) mentiu em pronunciamentos públicos. Não demorou para que a primeira tag ocupasse o primeiro lugar nos trending topics nacionais da plataforma.
Um dos perfis de oposição ao presidente, o “Desmentindo Bolsonaro”, chegou a divulgar que utilizará a tag para realizar um dia de campanha, em que a cada meia hora serão divulgados vídeos em que o Jair Bolsonaro desmente suas próprias declarações. A tag também já foi acatada por parlamentares como o senador Humberto Costa (PT-PE) e o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ). O senador relembrou o estudo da agência de checagem Aos Fatos, que identificou uma média de sete mentiras por dia por parte do presidente.
Leia também
As publicações relativas a Bolsonaro abordam assuntos diversos de sua gestão: momentos em que mentiu sobre a situação da pandemia da Covid-19, em que se referiu à doença como “uma pequena crise, (…) muito mais fantasia”; seus pronunciamentos sobre a guerra na Ucrânia, em que negou ter prestado solidariedade à Rússia na mesma semana em que o fez em conversa pública com o presidente russo Vladimir Putin; e até mesmo distorções sobre o teor de projetos de leis vetados durante sua gestão, como no caso do Projeto de Lei 3477/2020: seu texto previa distribuição de recursos para fornecer acesso a internet em escolas públicas, ao que Bolsonaro se referiu como “dar internet grátis para todo mundo no Brasil”.
Os apoiadores de Bolsonaro reagiram levantando suas próprias tags, a #LulaDay e a #DiaDoLula, que já começam a ocupar espaço nos trending topics durante a edição desta matéria. Ao contrário das publicações referentes a Bolsonaro, estes não chegam a tratar de discursos ou episódios específicos envolvendo ex-presidente Lula (PT), limitando-se a montagens em que o ex-presidente é retratado com fantasia de palhaço ou do personagem Pinóquio.