O vereador mais votado do país é o influenciador digital, Lucas Pavanato, do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eleito em São Paulo, o maior colégio eleitoral brasileiro com 34,6 milhões de eleitores, Lucas, de 26 anos, contou com o apoio do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
O influenciador obteve 161.386 votos com um discurso conservador, alinhado àquele adotado por apoiadores de Bolsonaro. Com propostas como “proibir trans no banheiro feminino”; destinar “recursos para instituições pró-vida”; e combater “ideologia de gênero” nas escolas, Pavanato foi criticado ao longo da campanha pelo discurso machista e transfóbico.
Ele também propôs a instalação de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), uma envolvendo a Cracolândia, com objetivo de “investigar ONGs que lucram com o sofrimento de dependentes químicos”, e outra para “investigar grupos terroristas que invadem propriedades na cidade de São Paulo”.
Leia também
Com 1,2 milhão de seguidores no Instagram e 1,3 milhão no TikTok, o influencer apoiava o candidato à prefeitura Pablo Marçal (PRTB), que terminou o primeiro turno fora da disputa na capital paulista.
Pavanato foi estagiário do gabinete de Fernando Holiday em 2018 e concorreu a deputado estadual em 2022, mas não se elegeu, obtendo na época 36 mil votos.