A fumaça de um novo incêndio iniciado no domingo (15) no Parque Nacional de Brasília forçou a Universidade de Brasília (UnB) e duas escolas públicas a suspenderem as aulas para evitar o comprometimento da saúde dos alunos. O Governo do Distrito Federal autorizou outras unidades de educação na capital a fazerem o mesmo, desde que apresentem um calendário de reposição das aulas.
Esta foi a terceira semana seguida em que a cidade amanheceu encoberta de fumaça. A plataforma The Weather Channel registrou, nesta segunda-feira, um índice de poluição de 408 micropartículas inaláveis finas por metro cúbico de ar, valor classificado como perigoso para seres humanos.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), órgão encarregado pela gestão do Parque Nacional, o incêndio começou próximo ao bairro da Granja do Torto, região onde fica uma das residências oficiais do governo. A entidade acredita se tratar de uma ação criminosa, a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o caso.
A ONG WWF-Brasil enviou um drone ao local. Confira as imagens aéreas do incêndio:
Leia também