A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) vem priorizando a promoção de práticas de sustentabilidade e exportação de produtos agrícolas brasileiros. A implementação de tecnologias como plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta e o uso de bioinsumos são incentivados pela agência em seus projetos. O objetivo é contribuir para que o Brasil mantenha sua posição de liderança no setor agrícola global, ao mesmo tempo em que protege seus recursos naturais e contribui para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GGE). Diversos setores apoiados por projetos da agência reportam casos de sucesso.
É o caso das soluções de biocombustíveis, como o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar e do milho. O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution – uma parceria entre o Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e a ApexBrasil – garante apoio para produtores promoverem no exterior produtos, equipamentos, máquinas, serviços e todas as soluções do Brasil para a produção de bioprodutos derivados da cana-de-açúcar. O projeto cobre a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrícolas, fabricação de máquinas e equipamentos, ampliação de variedades de cana e prestação de serviços diversos, até a participação efetiva no desenvolvimento e estruturação de mercados. Desde 2023, já foram realizadas missões e rodadas de negócios em El Salvador, Panamá, Colômbia e Argentina.
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Biocombustíveis e alimentos
A ApexBrasil vem promovendo, ainda, cadeias produtivas que combinam a produção de biocombustíveis e alimentos. São iniciativas que combinam biorrefinarias de etanol de milho e fazendas produtoras de grãos, pecuária e biomassa que demonstram como a integração de diversas atividades produtivas pode gerar resultados eficientes e sustentáveis. São práticas que contribuem para reforçar a imagem do país como um líder em agricultura sustentável.
Algodão rastreado
O setor de algodão brasileiro oferece outro exemplo bem-sucedido: desenvolveu um sistema de rastreabilidade que permite ao consumidor final conhecer a origem do produto e a sustentabilidade de sua produção, alcançando padrões elevados de controle. Atualmente o Brasil é o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo, com 84% de toda a sua produção certificada. O caminho começa na fazenda, onde a produção atende a um protocolo que inclui mais de 180 perguntas, divididas em oito critérios, como Contrato de Trabalho, Proibição de Trabalho Infantil, Proibição de Trabalho Análogo ao Escravo, Liberdade de Associação Sindical, Proibição de Discriminação de Pessoas, Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente de Trabalho, Desempenho Ambiental e Boas Práticas Agrícolas. As auditorias são anuais, individuais e realizadas por empresas certificadoras.
PublicidadeA ApexBrasil mantém com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) o projeto Cotton Brazil, que visa valorizar o preço médio do produto brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade. Além disso, para o próximo biênio, a ideia é iniciar relacionamento com marcas globais e investir em ações de qualificação e participação de pequenos produtores, sobretudo do Nordeste, e de mulheres na promoção internacional.
Manejo de florestal sustentável
Um dos setores que têm se beneficiado das ações da ApexBrasil é o de manejo florestal sustentável. Em Alta Floresta, no Mato Grosso, a agência promoveu uma rodada de negócios que movimentou mais de R$30 milhões, conectando produtores locais a compradores internacionais. O evento destacou as práticas de manejo sustentável utilizadas na região, que evitam o desmatamento ilegal e preservam a biodiversidade. O sucesso dessa iniciativa demonstra que é possível aliar desenvolvimento econômico com conservação ambiental.
Mel e própolis
Outro exemplo de sucesso promovido pela ApexBrasil é o aumento da exportação de mel e própolis brasileiros. O programa Exporta Mais Brasil tem sido crucial para abrir mercados na Ásia e na Europa para esses produtos. Com um volume de negócios que ultrapassa R$ 7,7 milhões, a iniciativa não apenas aumenta a visibilidade dos produtos brasileiros no exterior, mas também valoriza as práticas sustentáveis utilizadas na produção apícola brasileira. Esse programa também incentiva os pequenos e médios produtores a aderirem às melhores práticas de sustentabilidade, aumentando a qualidade e a competitividade de seus produtos.