O Ministério da Saúde afirmou neste domingo (12), em nota, que o “processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Todos os dados foram recuperados com sucesso”.
Ainda de acordo com o comunicado, a pasta trabalha para restabelecer “o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação”. A expectativa do ministério é nesta semana restabelecer completamente a ferramenta.
Na última sexta-feira (10) o aplicativo ConecteSUS, de acordo com o governo federal, foi alvo de um suposto ataque de hackers. Porém, há meses usuários denunciam falhas na plataforma. Além disso, o Datasus, departamento de informática da pasta, já foi invadido duas vezes ao longo de 2020 e 2021 por um hacker que tentava alertar o ministério sobre brechas no sistema de segurança.
Leia também
Com o suposto ataque ao ConecteSUS, o governo adiou a exigência do passaporte vacinal para quem entrar no país e a quarentena de cinco dias para não vacinados. No entanto, neste sábado (11), decisão provisória do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), obriga a apresentação do chamado “passaporte vacinal” a todas as pessoas que chegam do exterior.