A Secretaria de Educação de Santa Catarina divulgou, em ofício na terça-feira, que nove livros serão retirados das bibliotecas de escolas estaduais. Segundo o documento, as obras serão armazenadas longe do alcance escolar. O estado é governado por Jorginho Mello (PL).
“Determinamos que as obras listadas abaixo sejam retiradas de circulação e armazenadas em local não acessível à comunidade escolar”, diz o ofício assinado pelo supervisor regional de educação, Waldemar Ronssem Júnior, e pela integradora regional de educação, Anelise dos Santos de Medeiros.
Um dos títulos que integra a lista de proibidos é Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, livro que questiona delinquência juvenil, violência e punitivismo. Além da obra distópica, It, a Coisa, de Stephen King, Os 13 Porquês, de Jay Fischer, e a biografia O diário do diabo: os segredos de Alfred Rosenberg, o maior intelectual do nazismo, de Robert K. Wittman e David Kinney, também foram censurados.
Leia também
Em nota, a secretaria alegou que as obras serão removidas em razão da faixa etária dos estudantes. “Apenas alguns dos títulos das bibliotecas das unidades escolares da região estão sendo redistribuídos, buscando melhor adequar as obras literárias às faixas etárias das diferentes modalidades oferecidas na rede estadual de educação. Obras específicas para o público adolescente/adulto tinham sido enviadas pela antiga gestão para escolas com alunos de uma faixa etária menor, como as que apenas têm estudantes do ensino fundamental”.
O suplente de vereador em Florianópolis Leonel Camasão (Psol-SC) denunciou a medida ao Ministério Público do estado. O Psol afirmou em nota que a decisão “se trata de uma censura grave, e é mais um sintoma da agenda ideológica do governo Jorginho Mello, que se mostra antidemocrática e autoritária”.
Confira a lista completa dos livros que serão retirados das bibliotecas:
Publicidade- A química entre nós, de Larry Young e Brian Alexander
- Coração satânico, de William Hjortsberg
- Donnie Darko, de Richard Kelly
- Ed Lorraine Warren: demonologistas – arquivos sobrenaturais, de Gerald Brittle
- Exorcismo, de Thomas B. Allen
- It: a coisa, de Stephen King
- Laranja Mecânica, de Anthony Burgess
- Os 13 porquês, de Jay Ascher
- O diário do diabo: os segredos de Alfred Rosenberg, o maior intelectual do nazismo, de Robert K. Wittman e David Kinney