A assessoria de imprensa da Rede Globo confirmou a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) na semana de sabatinas de presidenciáveis das eleições de 2022 para o Jornal Nacional. Bolsonaro será o primeiro candidato a dar entrevista, que deverá acontecer nos estúdios da emissora, no Rio de Janeiro. O local do encontro foi o principal ponto de conflito de sua equipe para poder participar.
A exigência de sua campanha era que a entrevista fosse realizada no Palácio da Alvorada, contrariando a decisão da Globo de que todas as sabatinas deveriam ser realizadas em estúdio. Na quinta-feira (4), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chegou a afirmar que a entrevista estava confirmada, e que seria no palácio. A Globo interpretou a insistência no prazo final de aceitação dos convites como uma recusa.
Na manhã desta sexta-feira (5), porém, a assessoria de imprensa do PL encaminhou e-mail à emissora afirmando que a demanda pela entrevista na residência oficial não era uma exigência, mas uma manifestação de preferência, e que Bolsonaro poderia sim participar em estúdio. Com isso, ficou confirmada sua presença no dia 22.
Leia também
Jair Bolsonaro será o primeiro entrevistado nas sabatinas do Jornal Nacional, seguido por Ciro Gomes (PDT), Lula (PT) e Simone Tebet (MDB). A ordem foi estabelecida em sorteio, e as perguntas serão feitas pelos âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos. Os dois já o entrevistaram no pleito de 2018, quando Bolsonaro compareceu com um livro de educação sexual para adolescentes que nunca foi adquirido pelo Ministério da Educação e apresentou como parte de um suposto “kit gay” distribuído para crianças do fundamental.