O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), que passou nesta sexta-feira (10) por uma traqueostomia para “melhor cuidado respiratório”, está “bem adaptado à ventilação mecânica, com parâmetros clínicos adequados”, como informa o boletim médico.
Segundo o comunicado, o prefeito também foi submetido a uma nova bateria de exames para reavaliação oncológica que confirma remissão completa de câncer. Fuad foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul da capital mineira, no dia 3 de janeiro, para tratar uma pneumonia que causou insuficiência respiratória aguda e necessidade de assistência ventilatória. Esta é a quarta internação do prefeito desde novembro do ano passado.
Na segunda (6), Fuad apresentou melhora e foi extubado, mas já no dia seguinte teve dificuldade para respirar e teve de ser entubado novamente. Devido ao quadro de saúde, Fuad tomou posse de forma virtual seguindo a recomendação médica de evitar locais com grande concentração de pessoas por conta da baixa imunidade. Na ocasião, ele teve dificuldade para falar durante o discurso.
Leia também
No fim de novembro, o prefeito passou cinco dias internado por dores nas pernas, relacionadas ao tratamento do linfoma não Hodgkin. Em dezembro, teve de retornar ao hospital por 15 dias para tratar uma pneumonia e sinusite e, durante esse período, um exame confirmou a remissão total do câncer.
Em 19 de dezembro, quatro dias após receber alta, Fuad foi internado em por um quadro de diarreia e desidratação e chegou a ser encaminhado a UTI por conta de um sangramento intestinal. Ele recebeu alta no dia 23.