O deputado Nereu Crispim (União-RS), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas, ajuizou ação civil pública que pede a imediata suspensão do aumento dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha anunciado na quinta-feira (10) pela Petrobras.
A ação tramita perante a 9a Vara Federal do Distrito Federal sob o nº 1013604-59.2022.4.01.3400 e denuncia que o aumento baseado em índices estrangeiros é vedado pela legislação brasileira e caracteriza atentado à ordem econômica e aos direitos fundamentais do consumidor.
“Afirmo que o aumento é uma facada nos caminhoneiros e que há omissão do Poder Executivo perante a população brasileira”, diz Nereu Crispim. “O presidente tem a caneta para dar uma solução definitiva e não o faz. Se omite de sua responsabilidade tentando sempre imputar a terceiros a solução”, protesta o deputado.
“A classe se sente traída porque acreditou nas promessas do presidente para categoria quando o então candidato Jair Bolsonaro declarou em vídeo antes das eleições de 2018 apoio às reivindicações da categoria quando da paralisação de maio de 2018”, continua Crispim.
As principais informações desta matéria foram enviadas antes aos assinantes do Congresso em Foco Insider. Faça uma degustação gratuita por 30 dias e conheça nossos serviços.
Governo estuda congelar preço de combustíveis durante a guerra