Desde 2007, quando a data foi instituída por lei, 5 de setembro é o Dia da Amazônia. E, num momento em que a região vem sendo ameaçada por queimadas, invasões, crime organizado e ações do governo, a data será celebrada com uma série de eventos culturais pelo país.
A partir do dia 3 de setembro, um sábado, até o dia 10, o sábado seguinte, diversos shows e outras atividades acontecerão em oito cidades brasileiras. Nomes como Gaby Amarantos, Geraldo Azevedo, BaianaSystem, BK’, MC Carol e MC Rapadura estarão entre as atrações. Todos os shows, destinados a celebrar a data e chamar a atenção para o bioma amazônico, serão gratuitos.
Com o nome de Festivais Dia da Amazônia 2022, a iniciativa está sendo produzida pelas organizações socioambientais Reocupa, Namaloca, Psica, Negritar, Gira Mundo, Condô Cultural, NOSSAS, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Ja.Ca, Murerú Produções, Tapajós de fato, Na Cuia, Suraras do Tapajós, Projeto Saúde e Alegria, Movimentos pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), Negritar, Conselho Indígena Tupinambá (CITupi), Movimento Tapajós Vivo (MTV), Terra de Direitos, Maré Cheia, Engajamundo, Mapinguari, LabExperimental, Megafone Ativismo e Utopia Negra, com o apoio de outras dezenas de instituições socioambientais.
Leia também
A mobilização pretende atrair públicos diversos ao longo das programações de cada cidade, levando a mensagem de que a Amazônia, que ocupa 52% do território brasileiro, está em todo lugar, muito além de suas fronteiras, e merece ser comemorada.
O show de abertura será em São Paulo, dia 3 de setembro, com Gaby Amarantos, Anelis Assumpção, Suraras do Tapajós, Bloco do Água Preta e outros convidados. Em Belém, no mesmo dia, será realizada a 5ª edição do Festival de Cinema das Periferias e Comunidades Tradicionais da Amazônia. Os eventos se estendem até o dia 10 de setembro, finalizando com o Festival Maní(Festar), em Santarém (PA).
No dia seguinte, 4 de setembro, haverá festivais em Manaus, Belém, São Luís, Macapá, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em cada local haverá atividades gratuitas para todas as idades. (Rudolfo Lago)