A família do deputado federal David Miranda (PDT-RJ) anunciou, nesta terça-feira (20), que solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a retirada da candidatura do parlamentar. David, que é candidato à reeleição, está internado na unidade de terapia intensiva (UTI) há seis semanas por conta de uma infecção gastrointestinal.
O anúncio foi publicado nas redes sociais pelo jornalista Glenn Greenwald, marido de David. Na justificativa para a retirada da candidatura, Glenn afirmou que se trata de uma decisão “extremamente difícil”.
Confira o anúncio:
Aqui explicamos nossa raciocina para solicitar formalmente que o tribunal eleitoral retire das urnas a candidatura de David à reeleição.
Entendemos que muitos ficarão desapontados, mas esperamos que possa entender nossos motivos e precisar priorizar a recuperação de David. pic.twitter.com/dLBjEblMkR
Leia também
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) September 20, 2022
“Eu acredito muito no plano que David planejou, mas ele não conseguiu fazer campanha nenhum dia. Então eu acho que seria muito injusto para todo mundo, para David, seus eleitores, o público, manter essa candidatura. E, acima de tudo, a única prioridade que David tem que ter é sua recuperação completa”, afirmou o jornalista.
Glenn afirmou que não irá fazer política em nome do marido, mas destacou que David respeita e gosta muito de candidatos a deputado pelo Rio de Janeiro, como Heloísa Helena (Rede), Glauber Braga (Psol), Jandira Feghali (PCdoB), Benedita da Silva (PT) e Talíria Petrone (Psol). O jornalista também ressaltou que David assumiu um grande risco no começo do ano ao deixar o Psol e ir para o PDT e que “ele acredita muito no programa no PDT e em seus líderes, inclusive Ciro [Gomes], Rodrigo Neves e Martha Rocha”.
“Eu espero que todo mundo possa entender a decisão que foi tomada, porque a nossa prioridade é David, sua saúde e nossa família”, concluiu Glenn.
Estado de saúde
Segundo o jornalista, David Miranda está em estado grave, mas estável. “Ele tem mostrado melhoras significativas, que estão deixando a equipe médica e nossa família mais esperançosos para sua recuperação completa”, afirmou o marido do deputado.
David foi internado no dia 6 de agosto após sentir fortes dores abdominais durante um evento. O deputado foi diagnosticado com um quadro de infecção gastrointestinal e segue em tratamento na unidade de terapia intensiva (UTI) desde então.
“Ele está ficando mais forte, ele está mostrando um progresso bem importante. Apesar do fato de que nada é garantido, isso está nos deixando mais animados para a sua recuperação completa”, destacou Glenn.